27/02/2007 00:36
Ilário retorna com críticas a Cid e pede mudança no PT
0 comentários27/02/2007 00:36
Postado por Gilberto Telmo às terça-feira, fevereiro 27, 2007
ILARIO MARQUES FIRME EM SUAS CONVICÇÕES
0 comentáriosPrivamos de alguns poucos momentos com o prefeito Ilário Marques na segunda feira (dia 26.02.2007). Foi o tempo suficiente para sentirmos sua disposição para o trabalho, seu bom humor, sua serenidade e conhecermos a sua postura diante do cenário político no estado do Ceará. Ouvimos o que esperávamos ouvir. Suas divergências são também as nossas divergências. Não estamos autorizado a publicar o teor de nossa conversa informal. Mas, ficamos confortado com a firmeza das posições de Ilário Marques que, em última análise, vão ao encontro de nossas convicções pessoais. Parabéns pela postura meu caro Ilario!!!
As considerações abaixo não fizeram parte do nosso encontro. São apreensões nossas, pessoais.
Ilário fez falta no período de decisão sobre a ocupação de cargos do governo do Estado. O primeiro escalão é uma babel. E aí fica difícil esperar alguma coisa diferente e revolucionária produzida por uma equipe eclética e dissonante, com a marca da mediocridade.
Governo sem oposição? A Assembléia Legislativa transformada em Secretaria Legislativa?
E as cadeias que prendem o atual gestor ao ex-governador Tasso, o carrasco que a população, majoritariamente, desejava banir da vida pública?
Quem saberá responder a estas perguntas cruciais?
Foto de Ilário Marques no seu retorno a Quixadá (26.02.2007)
Postado por Gilberto Telmo às terça-feira, fevereiro 27, 2007
ILÁRIO MARQUES REASSUME A PREFEITURA DE QUIXADÁ
0 comentáriosNesta segunda feira (26.02.2007) o prefeito Ilário Marques reassumiu suas funções na Prefeitura Municipal de Quixadá. Ilário foi recebido com muita alegria pelos funcionários públicos municipais aos quais foi visitar nos seus locais de trabalho, cumprimentando a cada um. A cada abraço a emoção se revelava no semblante de todos os servidores, de seus auxiliares diretos, de seus secretários e de alguns amigos e vereadores que estiveram no seu gabinete.
Houve também na manhã de ontem uma reunião de trabalho com o staff , tendo comparecido todo o secretariado e outros assessores diretos.
Após as treze horas houve um almoço de confraternização na residência do secretário Henrique Rabelo.
Postado por Gilberto Telmo às terça-feira, fevereiro 27, 2007
TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO
0 comentáriosKAMILA FERNANDES - da Agência Folha, em Fortaleza
A estratégia, tanto do grupo favorável à transposição como do grupo contrário, é usar o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, a defesa da Amazônia, para legitimar seu discurso."Quando a CNBB fala da Amazônia, fala de água, de vida, e o São Francisco também é água, também é vida", disse ontem à tarde o deputado, logo após discursar em plenário sobre o assunto.
Leia a matéria completa em:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u89797.shtml
Postado por Gilberto Telmo às terça-feira, fevereiro 27, 2007
CRISTIANO GOES E A CONSCIÊNCIA DO DEVER CUMPRIDO
0 comentários
Reiterando o que diz Ernesto Lacerda, concordamos em gênero, número e grau que Cristiano Goes portou-se com compromisso e competência no exercício do cargo de prefeito. Não houve solução de continuidade nos projetos em andamento. Quem administra sabe que o período de final de exercício fiscal (final de ano) é o mais difícil. A arrecadação é insuficiente para garantir o cumprimento dos compromissos financeiros, principalmente no que tange ao salário de servidores. Cristiano soube enfrentar os problemas com serenidade.
Acompanhamos os primeiros passos de Cristiano Goes na política. Quando ele começava reiniciávamos uma caminhada interrompida, voltávamos à militância. Quem sabe até motivado por ele que nos contaminou com o entusiasmo de sua juventude. Encontramo-nos na FECLESC na mesma trincheira em defesa da Instituição. Vencemos inúmeras batalhas. Podemos então até afirmar que, em Quixadá, começamos a caminhar juntos e permanecemos lado a lado há mais de 15 anos.
Sentimo-nos honrado com a amizade de Cristiano e com sua especial deferência. A seu convite deixamos nosso repouso e estivemos em Quixadá no último dia de Carnaval, confraternizando.
Desejamos ao Cristiano sucesso na sua trajetória. O exercício do cargo de prefeito ao invés de endurecer seu coração, humanizou-o ainda mais e amadureceu o administrador preparando-o para novos embates.Parabéns e sucesso!
Postado por Gilberto Telmo às sábado, fevereiro 24, 2007
ILÁRIO MARQUES REASSUME A PREFEITURA DE QUIXADÁ
1 comentáriosQUIXADÁ EM FESTA COM CHEGADA DE ILÁRIO
Postado por Gilberto Telmo às sábado, fevereiro 24, 2007
PREVISÃO EM QUIXADA-CE para 23/02/2007
Postado por Unknown às quarta-feira, fevereiro 21, 2007
ORIGENS DO CARNAVAL
1 comentáriosNa Roma Antiga, além das saturnais, havia os bacanais e lupercais em homenagem, respectivamente, aos Deuses Baco e Pã. Algumas vezes as celebrações eram utilizadas para o exercício da crítica aos governantes.
Na Grécia os festejos receberam o condimento de bebida e do sexo nos cultos ao deus Dionísio, as celebrações dionisíacas.
A Igreja combateu a festa profana mas, no século XV, o papa Paulo II, introduziu algumas mudanças e autorizou um baile de máscaras diante de seu palácio. O carnaval foi transformado então em uma manifestação organizada constituída por corridas, desfiles, fantasias, deboche, adquirindo um caráter artístico com bailes e desfiles de carros alegóricos suntuosos. Esse tipo de manifestação persiste até hoje, acontecendo em algumas cidades européias como Veneza (Itália), Nice (França) e, com menor pompa, em algumas cidades de Portugal onde há desfiles de crianças acompanhadas pelos pais. É o carnaval ingênuo e inocente...
________________________________________________________
Leia o artigo da pesquisadora Claudia M. de Assis Rocha Lima
http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=300&textCode=896&date=currentDate
ou visite:
http://www.suapesquisa.com/carnaval/
http://www.artes.com/carnaval/historia.html
Comentário: Aproveitem! Divirtam-se! Bebam com moderação!
Postado por Gilberto Telmo às sexta-feira, fevereiro 16, 2007
CONHEÇA QUIXADÁ
1 comentáriosQUIXADÁ
LOCALIZAÇÃO E ACESSO
Municípios deste destinoQuixadá, Quixeramobim, Ibicuitinga, Choro, Ibaretama...
COMO CHEGAR: A partir de Fortaleza, siga pela rodovia BR-116 até o trevo entre Chorozinho e Boqueirão do Cezário. No trevo vire à esquerda e siga pela BR-122 até Quixadá.
DISTÂNCIA DAS CAPITAIS: Fortaleza: 168km- São Paulo: 3.277km- Brasília: 2.327km
DADOS GPS: Latitude: 4°58Longitude: 39°00 Açude cedro ao fundo Galinha Choca
AEROPORTO MAIS PRÓXIMO: Fortaleza
HABITANTES: 73.863
CLIMA:O clima semi-árido da região, com secas e chuvas curtas, mas torrenciais, é o responsável por esculpir as curiosas formas nas pedras. A temperatura média anual é de 26,7º C, e a região possui grandes variações pluviométricas (média anual de 818 mm). Os meses chuvosos correspondem com o meio da primavera até o final do verão.
TELEFONES: (o código DDD da região é 88)
O QUE LEVAR: Usar bermuda, camiseta e tênis. Para algumas trilhas é necessário usar calça comprida. É indicado o uso do protetor solar, chapéu e traje de banho. Não esqueça de levar um suprimento de água, pois a região é muito seca. Uma máquina fotográfica e um binóculo são excelentes acessórios.
Atividades relacionadas: Cavalgada, Escalada em rocha, Mountain Bike, Off-Road, Paraglading, Rapel, Trekking, Vôo-Livre ATRAÇÕES
GALINHA CHOCA Em apenas cinco quilômetros do centro de Quixadá, a pedra da Galinha Choca é a mais famosa da região, por ter o formato de uma galinha chocando e ser uma das mais altas. É preciso caminhar mais dois quilômetros e meio para atingir a base do paredão.AÇUDE DO CEDROUma barragem centenária, construída ainda no tempo de Dom Pedro II e com projeto de 1877, ainda barra a água de um açude natural rodeado por pedras. Essa é a cena que encontra que chega no Açude do Cedro. As pedras da região são um bom local para a prática de rapel e é de lá que sai a trilha para o topo da Galinha Choca. A Pedra da Faladeira, nas margens do açude, é um bom local para escalada.SANTUÁRIONo topo da Serra do Urucum existe o santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão. O local fica a 12 quilômetros do centro de Quixadá e possui uma rampa de onde saem a maioria dos aventureiros que praticam Vôo Livre na região. Com as térmicas, é possível ficar mais de cinco horas no ar.LAGOA DOS MONÓLITOSMais novo atrativo turístico da região, a Lagoa dos Monólitos – tipo das pedras características da região – possui atrações para vários esportes de aventura: pistas de Off-road, Mountain Bike e Moto, com trilhas de diferentes níveis de dificuldade e solo irregular. Também é comum a prática do Trekking nas margens no lago. SERRA DO ESTEVÃOO local possui uma vegetação e clima particular ao resto do Sertão cearense. A serra, com altitude superior a 400 metros, possui florestas mais densas e no período de chuvas oferece cachoeiras e lagos para banho. O local também é famoso por ter a pousada onde o ex-presidente Castelo Branco passou sua última noite, antes do acidente com o avião que voltava para Fortaleza. TRILHA DA BARRIGUDA É uma trilha onde é possível ver de perto as mais fortes características de Quixadá, os monólitos esculpidos pela erosão e a vegetação de grande porte. O caminho contorna a Pedra do Magé, e ao chegar nela os visitantes entram em um túnel escavado na rocha de dez metros até uma clareira. No meio existe uma enorme paineira, a “Barriguda” – que dá nome à trilha –, árvore que precisa de cinco pessoas para abraça-la. Saindo de Quixadá são 700 metros de asfalto e mais 2,3 quilômetros em terra até a Fazenda Magé, base do passeio. Grau de dificuldade é considerado fácil e o passeio tem direito a um mergulho em uma piscina.TRILHA DO OLHO D'ÁGUAA caminhada entre as árvores secas no período de estiagem leva a um olho d’água na serra e tem a opção de seguir até o topo da Serra do Caboclo. É possível encontrar escrituras rupestres pelo caminho, além de vegetação típica do sertão, que abriga animais em extinção como o veado e o tamanduá. A saída é por Quixeramobim, com 15 quilômetros de asfaltoTRILHA DO BOQUEIRÃO Um passeio único em Quixadá, a Trilha do Boqueirão é rodeada de pedras altas e arredondadas, que circulam um lindo açude. Por causa da água a vegetação é mais verde e segue assim durante todo o ano. A partir de Quixadá são 23 quilômetros de asfalto e mais seis de terra até a Fazenda Reduto.TRILHA CABEÇA DO GIGANTEO contato com cavernas e a possibilidade de praticar o montanhismo, até pra os iniciantes, é a grande atração dessa trilha, que segue pelas serras da região. A trilha tem grau de dificuldade médio e dura cerca de duas horas. Uma escultura natural, com três grandes arcos de pedra que se assemelham a uma cabeça de gigante batiza a trilha. A Fazenda Santa Fé fica a quatro quilômetros de asfalto de Quixadá.
Fonte
http://www.zone.com.br/destinoaventura/index.php?destino=destino_mostra_detalhes&mdireito=nao&id_destinos=96&secao=fotos
Postado por Unknown às quinta-feira, fevereiro 15, 2007
BARBÁRIE
Categorias: Nacional 0 comentários
PARA LER E REFLETIR:
08/02/2007 - 10h11
Criança morre depois de ser arrastada por carro durante assalto
Folha de São Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u131585.shtml
João estava na companhia da mãe, Rosa Cristina Fernandes Vieites e da irmã Aline, 13, quando o carro deles foi parado pelo grupo de assaltantes por volta das 21h de quarta.Rosa e a filha conseguiram sair, mas, quando a mãe tentava retirar o menino do carro, os ladrões arrancaram com o veículo e a criança ficou pendurada do lado de fora, presa ao cinto de segurança.João foi arrastado durante 15 minutos, por 14 ruas, e o carro acabou abandonado em uma rua de Cascadura. Os criminosos fugiram a pé. O corpo do menino foi encontrado dilacerado.
A reflexão:
Parece que estamos vivendo um sonho dantesco. Recusamo-nos a acreditar que esse evento tenha sido protagonizado por seres humanos. Que futuro aguarda um País onde bandidos da pior espécie impõem sua lei na segunda maior cidade, a ex-Cidade Maravilhosa?
Trabalhadores e gente de bem de todas as camadas sociais são agora reféns de vermes imundos e irrecuperáveis como aqueles que assassinaram o pequeno João. Os facínoras foram advertidos e sabiam que a criança estava sendo arrastada pelo asfalto e persistiram na fuga, sem nenhuma piedade.
O que fazer?
Não me falem que os bandidos que mataram o pequeno João são vítimas da desigualdade social. Que não tiveram oportunidade, que foram discriminados, que não puderam estudar (logo no Rio de Janeiro de dezenas de Brizolões) , que estavam passando fome (mesmo depois do bolsa família).
Nem discuto essas possibilidades. E até creio serem premissas verdadeiras. Mas, se forem de fato verdadeiras, nem todas elas somadas credenciam esses patifes a cometer um crime tão hediondo. Já é hora de não procurarem atenuantes para crimes que afrontam e violentam a nossa consciência de cidadão. Justiça com todo o rigor carcerário,prisão especial,com isolamento e trabalho obrigatório (não podemos sustentar vagabundos), sem atenuantes, sem redução de pena, sem regalias, sem televisão, sem celular, sem visitas(monstros não podem receber visitas).
Postado por Gilberto Telmo às domingo, fevereiro 11, 2007
PARA DESCONTRAIR
0 comentáriosPostado por Unknown às domingo, fevereiro 11, 2007
PARA REFLETIR
0 comentáriosO JULGAMENTO
- Este cavalo não é um cavalo para mim, é uma pessoa. E como se pode vender uma pessoa, um amigo ?
O homem era pobre, mas jamais vendeu o cavalo. Numa manhã, descobriu que o cavalo não estava na cocheira. A aldeia inteira se reuniu, e disseram:
- Seu velho estúpido! Sabíamos que um dia o cavalo seria roubado. Teria sido melhor vendê-lo. Que desgraça.
O velho disse:- Não cheguem a tanto. Simplesmente digam que o cavalo não está na cocheira. Este é o fato, o resto é julgamento. Se se trata de uma desgraça ou de uma benção, não sei, porque este e apenas um julgamento. Quem pode saber o que vai se seguir ?
As pessoas riram do velho. Elas sempre souberam que ele era um pouco louco. Mas, quinze dias depois, de repente, numa noite, o cavalo voltou. Ele não havia sido roubado, ele havia fugido para a floresta. E não apenas isso, ele trouxera uma dúzia de cavalos selvagens consigo.
Novamente, as pessoas se reuniram e disseram:- Velho, você estava certo. Não se trata de uma desgraça, na verdade provou ser uma benção.
O velho disse:- Vocês estão se adiantando mais uma vez. Apenas digam que o cavalo está de volta... quem sabe se e uma benção ou não? Este e apenas um fragmento. Você lê uma única palavra de uma sentença - como pode julgar todo o livro?Desta vez, as pessoas não podiam dizer muito, mas interiormente sabiam que ele estava errado. Doze lindos cavalos tinham vindo...
O velho tinha um único filho, que começou a treinar os cavalos selvagens. Apenas uma semana mais tarde, ele caiu de um cavalo e fraturou as pernas. As pessoas se reuniram e, mais uma vez, julgaram. Elas disseram:
- Você tinha razão novamente. Foi uma desgraça. Seu único filho perdeu o uso das pernas, e na sua velhice ele era seu único amparo. Agora você está mais pobre do que nunca. O velho disse:
- Vocês estão obcecados por julgamento. Não se adiantem tanto. Digam apenas que meu filho fraturou as pernas. Ninguém sabe se isso é uma desgraça ou uma benção. A vida vem em fragmentos, mais que isso nunca é dado.
Aconteceu que, depois de algumas semanas, o pais entrou em guerra, e todos os jovens da aldeia foram forçados a se alistar.Somente o filho do velho foi deixado para trás, pois recuperava-se das fraturas. A cidade inteira estava chorando, lamentando-se porque aquela era uma luta perdida e sabiam que a maior parte dos jovens jamais voltaria.
Eles vieram até o velho e disseram:
- Você tinha razão, velho - aquilo se revelou uma benção. Seu filho pode estar aleijado, mas ainda está com você. Nossos filhos foram-se para sempre. O velho disse:
- Vocês continuam julgando. Ninguém sabe ! Digam apenas que seus filhos foram forçados a entrar para o exército e que meu filho não foi. Mas somente Deus sabe se isso é uma benção ou uma desgraça. Não julgue, porque dessa maneira jamais se tornará um com a totalidade. Você ficará obcecado com fragmentos, pulará para as conclusões a partir de coisas pequenas.
Quando você julga você deixa de crescer. Julgamento significa um estado mental estagnado. E a mente deseja julgar, por estar em um processo que é sempre arriscado e desconfortável. Na verdade, a jornada nunca chega ao fim. Um caminho termina e outro começa: uma porta se fecha, outra se abre. Você atinge um pico, sempre existirá um pico mais alto. Aqueles que não julgam estão satisfeitos simplesmente em viver o momento presente e de nele crescer... somente eles são capazes de caminhar com Deus.Na próxima vez que você for tirar alguma conclusão apressada sobre um assunto ou sobre uma pessoa, lembre-se desta mensagem.
Postado por Unknown às domingo, fevereiro 11, 2007
O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
0 comentários O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E SUA EFICÁCIA: UMA ANÁLISE DA APLICABILIDADE DAS NORMAS DE DEFESA DO CONSUMIDOR PELOS INTEGRANTES DA FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO
Reginaldo Silva Barbosa*
Após transformações nas relações econômicas (revolução industrial, globalização, etc.), nasce um capitalismo agressivo que impõe um modelo social, qual seja, a sociedade de consumo. Dentro desse contexto, todos os indivíduos, não importando a idade ou classe social, são vistos como consumidores pelos grandes grupos econômicos e não como pessoas dotadas e dignidade e merecedoras de respeito. Propagandas com um alto apelo consumistas, muitas vezes até enganosas; contratos com cláusulas abusivas; dentre outras práticas, se tornaram rotina.
Conclusão
Dentro do Universo pesquisado ficou evidente que a grande maioria tem conhecimento do Código de Defesa do Consumidor, quer seja de forma superficial (maior parte), quer seja mais de forma aprofundada.
Neste contexto, é de suma importância a participação e a integração de entidades como: as organizações não-governamentais, a Defensoria Pública, o Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Poder Judiciário, as Faculdades etc. A busca pela realização dos direitos do consumidor deve ser compartilhada por toda a sociedade e não apenas de grupos isolados.
Postado por Unknown às domingo, fevereiro 11, 2007
INVERSÃO DE VALORES: Prefeito agressor quer transformar vítima em réu+
0 comentários O que vimos nesta primeira semana de fevereiro foi uma verdadeira falta de respeito, não somente com uma pessoa, mas com o povo brasileiro. A nação viu mais uma vez o povo brasileiro ser chamado de vagabundo, assim como já o fizera Fernando Henrique Cardoso com os aposentados.
Desta vez, o Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PFL), expulsou quase que a socos e ponta-pés um Sr. que protestava por um ato do prefeito, o de proibir letreiros luminosos e afins nas ruas de São Paulo. O que está em questão não é simplesmente a proibição, pois esta poderia ter sido feita progressivamente dando tempo para que empresários do ramo se adaptassem à nova realidade.
O direito da livre expressão, de poder falar, protestar é um preceito constitucional, é garantia a todo e qualquer cidadão brasileiro. Agredir verbalmente, atingindo a honra e a moral de uma pessoa não. Enquanto o prefeito agressor posa de bonzinho e assim a imprensa o faz parecer ao dizer que ele, Gilberto Kassab, não iria processar o empresário que viu sua empresa falir e protestava num ato legítimo, digno e corajoso contra a medida do prefeito.
É uma verdadeira aberração da imprensa. Além de não defender aquele que teve seu direito de livre expressão cerceado, ainda o colocam como réu quando sequer relatam que o ofendido foi o empresário e não o destemperado Prefeito Gilberto Kassab.
Será uma sina do povo brasiileiro que realmente trabalha ser chamado de vagabundo? Fica a pergunta que não quer calar: "Quem é o verdadeiro vagabundo?"
Postado por Unknown às sábado, fevereiro 10, 2007