CONVITE PALESTRA
A FAJECE e a AJE Quixadá têm a satisfação e a honra de convidar a toda população. para participar da palestra com o Secretário a Fazenda do Estado do Ceará Dep. Mauro Filho, dia 29 de outubro, às 19 h, no Auditório da Faculdade Católica Rainha do Sertão, na cidade de Quixadá.
TEMA: A crise mundial e as repercussões na economia cearense.
A sua presença muito honrará a todos que fazem o movimento de jovens empresários do Ceará e, em especial, a todos aqueles que fazem o Movimento na Região.
Contamos com a sua presença.
Carlos Irineu Granja
Coordenador Geral da FAJECE
Reginaldo Barbosa
Coordenador Geral da AJE Quixadá
PALESTRA COM SECRETÁRIO DA FAZENDA DO CEARÁ
0 comentáriosPostado por Unknown às sexta-feira, outubro 24, 2008
"MUITO APRENDI COM MEUS PAIS, MUITO APRENDI COM MEUS MESTRES, MAS MUITO MAIS APRENDI COM MEUS ALUNOS (citação do TALMUDE)
0 comentários(Retirada do outdoor que está exposto na entrada do Campus do Itaperi)

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada.A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963, do presidente João Goulart. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias"
Postado por Gilberto Telmo às quarta-feira, outubro 15, 2008
OPINIÃO DO INTERNAUTA
0 comentáriosFALA INTERNAUTA
Caro Eduardo,
Agradecemos a sua participação e ficamos gratificados em saber que o nosso Blog está atingindo seu objetivo que é o de gerar um espaço de debate, um espaço para novas idéias que venham a ajudar no desenvolvimento intelecrual de cada um bem como no crescimento da nossa cidade. Continue um leitor de O Torto.
COMENTÁRIO DO INTERNAUTA
Meus caros,
Acho a ideia do blog super interessante. Sou de Quixada, mas há algum tempo resido em Fortaleza, mas visito mensalmente a cidade mantendo laços afetivos, familiares e de cidadão, tendo em vista o bem que desejo à cidade.
Penso que esse espaço pode ser usado para debatermos as grandes questoes da cidade. Sinto que ainda falta na sociedade quixadaense um debate sobre o destino da cidade, para alem das picuinhas da politica eleitoral. Como podemos em pleno seculo XXI nao termos resolvido o problema do abastecimento de água?
Hoje tenta se organizar o transito que é um caos na cidade. Qual a ideia de desenvolvimento para a cidade? ou alguem pensa que um municipio so se desenvolve com industrias?
Eduardo Neto- sociologo/professor
Postado por Unknown às terça-feira, outubro 14, 2008
Postado por Unknown às sábado, outubro 11, 2008
TRÂNSITO EM QUIXADÁ
1 comentários É PRECISO FISCALIZAÇÃO MAIS EFICAZ NO TRÂNSITO DE QUIXADÁ
Postado por Unknown às sexta-feira, outubro 10, 2008
PT ELEGE SUCESSOR DE ILÁRIO EM QUIXADÁ
4 comentários RÔMULO CARNEIRO É ELEITO COM AMPLA MAIORIA DOS VOTOS.
Postado por Unknown às segunda-feira, outubro 06, 2008
AOS LEITORES
3 comentáriosCAROS LEITORES,
Para evitarmos debates entre anônimos, somente serão publicados comentários devidamente identificado com nome, endereço e e-mail para contato.
Esta medida foi tomada para maior segurança de quem está comentando, bem como do Blog e credibilidade das postagens.
Postado por Unknown às quinta-feira, outubro 02, 2008