CARNAVAL DE QUIXADÁ: APESAR DE ALTOS E BAIXOS, UM SALDO POSITIVO.
Em seu site oficial a Prefeitura Municipal de Quixadá ressalta que o carnaval da terra dos monólitos foi um dos mais animados da região. Atrações locais e nacionais fizeram a festa para um público que mais uma vez lotou a praça José de Barros, no centro da cidade. A banda Boneca Cobiçada, que abria todas as noites de festa, dividiu o palco com mais cinco atrações: Forró Balancear, Seu Brother da Bahia, Capim Cubano, Pinote e Patrulha.
Para os foliões e diretores de blocos, é inadmissível que em uma cidade como Quixadá a banda comece tocar o carnaval quase uma hora da manhã de domingo. Mas, como carnaval é tudo alegria os foliões brincam dizendo que Quixadá foi a única cidade do Brasil a ter carnal somente três dias (domingo, segunda e terça).
Deixando de lado esses percalços o mais importante é que todos se divertiram, com segurança, na paz e trazendo para a praça o espírito carnavalesco.
CARNAVAL DE QUIXADÁ
Categorias: Quixadá 3 comentáriosPostado por Unknown às quinta-feira, fevereiro 26, 2009
O CALVÁRIO DE DAVID CAPISTRANO... (2)
Categorias: Política 2 comentáriosNa postagem anterior vocês tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da vida e dos ideais de David Capistrano, uma estrela de primeira grandeza na constelação dos muitos heróis anônimos que tiveram a vida ceifada por uma legião de apátridas movidos por instintos assassinos e bestiais.
"Senhor Deus dos desgraçados! Dizei-me vós, Senhor Deus! Se é loucura... se é verdade Tanto horror perante os céus?!" (Castro Alves - in Navio Negreiro)
- Por que escolhemos o TORTO como veículo de divulgação e não a grande mídia?
- As revelações são inéditas?
- Por que só agora essas revelações estão sendo divulgadas?
Autora: Tais Morais
ISBN: 9788561501099
Origem: Nacional
Ano: 2008
Edição: 1
Número de páginas: 280
Acabamento: Brochura
Formato: Médio
Postado por Gilberto Telmo às sábado, fevereiro 21, 2009
O CALVÁRIO DE DAVID CAPISTRANO, HERÓI DA LUTA CONTRA A DITADURA MILITAR SANGUINÁRIA
Categorias: Política 1 comentáriosQueridos amigos Quixadaenses:
Estamos trabalhando e pesquisando sobre David Capistrano, cearense de Boa Viagem com familiares em Quixadá. Capistrano é ainda hoje uma legenda. Nos próximos dias vamos publicar neste blog revelações sobre seu paradeiro. Até hoje os remanescentes da diatdura militar, ainda vivos e impunes, tentam ocultar informações incluindo-o em uma lista de "desaparecidos".
Fonte: Movimento Tortura Nunca Mais
Postado por Gilberto Telmo às segunda-feira, fevereiro 16, 2009
"Sérgio Mário Regina: Muito além da semente
0 comentáriosFaleceu no dia 11/01/2009, Sérgio Regina, defensor do meio ambiente, defensor das “matas ciliares”, expressão criada por ele que teve papel importante na defesa do meio ambiente não só na região como também em todo o Brasil e teve o seu trabalho reconhecido até no exterior.No entanto, poucos sabem quem foi Sérgio Mário Regina. Na internet há pouquíssimas referências a ele e nem a Wikipédia dedica algum espaço e esse notável e, paradoxalmente, desconhecido

Diz o Globo Rural: Sérgio Mário Regina, que se destacou na luta pela preservação ambiental, teve as cinzas jogadas na nascente do Rio Verde (quinta feira, 12/02/2009). A vontade dele foi expressa em testamento e cumprida pelo filho. Clicando no link Globo Rural você verá o vídeo da solenidade que culminou com o lançamento das suas cinzas no rio.
Postado por Gilberto Telmo às sábado, fevereiro 14, 2009
Saiba mais sobre as sete mulheres anistiadas pelo governo brasileiro
0 comentários
MULHERES TORTURADAS PELA DITADURA MILITAR
Confira abaixo o perfil das sete anistiadas. As informações foram fornecidas pelas próprias anistiadas no requerimento entregue ao Ministério da Justiça.
Postado por Gilberto Telmo às sábado, fevereiro 14, 2009
TCM APROVA CONTAS DE CRISTIANO GOES
Categorias: Política 0 comentários APROVADAS CONTAS DE CRISTIANO GOES COMO PREFEITO DE QUIXADÁ
Foi aprovada pelo órgão pleno do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) as contas do vice prefeito de Quixadá na gestão passada, Cristiano Góes, referente ao período que governou a cidade de Quixadá devido aos problemas de saúde do prefeito Ilário Marques à época.
Em conversa com Cristiano Góes ele disse ter comparecido ao órgão para acompanhar a votação e prestar algum esclarecimento, o não foi preciso devido ao entendimento dos Conselheiros de que as contas estavam na mais perfeita legalidade. “Quero agradecer a todos que contribuíram para esse êxito, especialmente os servidores municipais”, completou Cristiano.
Para Cristiano essa aprovação unânime é importante devido as dificuldades encontradas para equilibrar as contas naquele período. Como é do conhecimento público, Havia uma defasagem enorme na aplicação dos recursos da educação e um inchamento das contas de pessoal. Com muita determinação e trabalho conseguimos fazer uma reengenharia para adequar a gestão municipal aos parâmetros legais. O resultado foi que sem atrasar salário, entregando inúmeras obras e serviços à sociedade, aplicando corretamente os recursos públicos, pudemos cumprir com êxito nosso papel como gestor.
Essa aprovação era prevista. O próprio prefeito Ilário elogiou o desempenho de Cristiano à frente do executivo, ressaltando a honestidade, seriedade, compromisso e zelo com o serviço público.
O TCM mostra com isso a correção com que Cristiano comandou a cidade nos sete meses no cargo de prefeito de Quixadá.
É com louvor que postamos esta matéria, pela a amizade e o respeito que temos ao Cristiano, porém vale ressaltar que essa forma de governar a coisa pública deveria ser a regra geral, mas a cada dia que passa, infelizmente, percebemos que se torna uma exceção. Cabe, portanto, a cada um de nós a responsabilidade de elegermos bons ou maus políticos.
Postado por Unknown às segunda-feira, fevereiro 09, 2009
PERFIL: NELSON WERNECK SODRÉ
1 comentáriosO objeto de meu interesse estava no título - O FASCISMO DO COTIDIANO - e, de modo especial no autor - NELSON WERNECK SODRÉ.
Fui acometido de uma saudade instantânea do General de Brigada Nelson Werneck Sodré. Não se escandalizem, amigos. General de brigada, sim. Cassado e perseguido pelo regime ditatorial. Impedido de lecionar, impedido de escrever. Só não tiveram força para cassar sua patente. Faltou moral para tanto. Como faltou moral para prenderem Oscar Niemeyer.
E quem foi Nelson Werneck Sodré?
Segundo seu biógrafos, vide Wikipedia, Nelson Werneck Sodré (Rio de Janeiro, 27 de abril de 1911 - Itu, 13 de janeiro de 1999) foi um militar e historiador brasileiro.
Foi mais historiador que militar, na essência do termo. Foi um historiador que nunca escreveu uma só linha da "história oficial" aquela que, resistindo ao tempo e aos novos ares da democracia, ainda permanece nos livros didáticos. A história oficial que escamoteia e deturpa a verdade, É complacente e cúmplice dos crimes inomináveis da ditadura.
Duas semanas após o golpe de 1964, teve os seus direitos políticos cassados por dez anos pela Junta Militar que assumiu o poder. Sofrer a cassação não tinha desdobramentos apenas político-eleitorais. A posterior regulamentação das punições ampliou os seus efeitos, impedindo-o de lecionar e de escrever artigos para a imprensa.
Optou por não se exilar e dedicou-se, nos anos seguintes, a resistir da única forma que lhe parecia ser possível: escrevendo. Como os demais meios de comunicação lhe foram interditados, passou a escrever livros. Escrevendo em período integral, e sem contar a reedições, Sodré publicou quatro títulos em 1965: Ofício de Escritor, O Naturalismo no Brasil, As Razões da Independência e A História Militar do Brasil.
Também em 1965 começaram a ser apreendidos das livrarias e depósitos das editoras alguns de seus títulos. Além da História Nova do Brasil, foram recolhidos exemplares de Quem Matou Kennedy, da História da Burguesia Brasileira e de A História Militar do Brasil. Reeditado em 1968, esse livro foi proibido de circular em 1969 e mais uma vez os exemplares disponíveis nas livrarias e na editora sofreram apreensão. A reedição dessa obra motivou um novo IPM contra Sodré.
Em 1966, publicou uma obra de referência que vinha preparando há décadas, História da Imprensa no Brasil. Em 1967, foram lançadas as Memórias de um Soldado e a terceira edição de uma obra de referência que vinha sendo reelaborada a cada vez que era publicada, O que se Deve Ler para Conhecer o Brasil.
Em 1968, publicou quatro antologias: Fundamentos da Economia Marxista, Fundamentos da Estética Marxista, Fundamentos do Materialismo Histórico e Fundamentos do Materialismo Dialético.
Em 1970, vieram a público Síntese de História da Cultura Brasileira (escrito a pedido da direção do PCB) e as Memórias de um Escritor. Em 1974 foi a vez de Brasil: Radiografia de um modelo.
Em 1976, Introdução à Geografia; em 1978 Sodré lançou três livros, A Verdade sobre o ISEB, Oscar Niemeyer e A Coluna Prestes.
Em 1984, Vida e Morte da Ditadura; no ano seguinte, Nelson Werneck Sodré publicou três títulos, Contribuição à História do PCB, O Tenentismo e História e Materialismo Histórico no Brasil.
Em 1986 são lançados História da História Nova e A Intentona Comunista de 1935.
Em 1987, O Governo Militar Secreto e Literatura e História no Brasil Contemporâneo.
Em 1988, as Memórias de um Escritor são republicadas com o título Em Defesa da Cultura.
Em 1989, vem a público A República: uma revisão histórica, A Marcha para o Nazismo e o pequeno ensaio que assinalou a participação de nosso autor na primeira eleição direta para a presidência da república no Brasil após o golpe de 64, O Populismo, a confusão conceitual.
Em 1990 foram publicados Capitalismo e Revolução Burguesa no Brasil (reunião de textos elaborados no fim dos anos 1970), O Fascismo Cotidiano e mais um volume de sua memorialística, A Luta pela Cultura.
Em 1992 é publicado o penúltimo volume de suas memórias, A Ofensiva Reacionária, concluídas com o lançamento, em 1994, de A Fúria de Calibã; nesse ano, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Unidade Editorial mantida pela Secretaria Municipal de Cultura, publicou o livro O Golpe de 64.
Em 1995 foi lançado um título que se tornou um grande sucesso editorial, A Farsa do Neoliberalismo e, em 1998, Tudo é Política, 50 anos do pensamento de Nelson Werneck Sodré em textos inéditos em livro e censurados, organizados por Ivan Alves Filho.
Quer saber mais? Leia o texto completo na Wikipédia clicando sobre o link <--
Postado por Gilberto Telmo às domingo, fevereiro 08, 2009
CARTA AO BRADESCO - NÃO DEIXE DE LER
Categorias: CURIOSIDADES 0 comentáriosRecebi de um amigo esta Carta enviada ao Banco Bradesco, porém devido à criatividade com que foi redigida, deveria ser direcionada a todas as instituições financeiras. Tenho que prestar reverência ao brasileira(o) que, apesar de ser altamente explorada, ainda consegue manter o bom humor.
- Tirei um extrato de minha conta - um único extrato no mês - os senhores me cobraram uma taxa de R$ 5,00.
- Olhando o extrato, descobri uma outra taxa de R$ 7,90 'para amanutenção da conta' semelhante àquela 'taxa pela existência da padaria na esquina da rua'.
- A surpresa não acabou: descobri outra taxa de R$ 22,00 a cada trimestre - uma taxa para manter um limite especial que não me dá nenhum direito. Se eu utilizar o limite especial vou pagar os juros (preços) mais altos do mundo.
- Semelhante àquela 'taxa por guardar o pão quentinho'.
Postado por Unknown às sábado, fevereiro 07, 2009
FECLESC: 25 ANOS DE RESISTÊNCIA
Categorias: Educação 0 comentários
Queridos amigos da FECLESC e de Quixadá
Postado por Gilberto Telmo às quarta-feira, fevereiro 04, 2009
GANDHI
Categorias: Para refletir 0 comentários LI NO BLOG DO AMIGO CRISTIANO E RESOLVI PUBLICAR PARA REFLEXÃO DOS NOSSOS LEITORES
"Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortese a não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos fracos.Se me dás fortuna, não me tires a razão.Se me dás o sucesso, não me tires a humildade.Se me dás humildade, não me tires a dignidade.Ajuda-me a enxergar o outro lado da moeda.Não me deixes acusar o outro por traição aos demais, apenas por não pensar igual a mim.Ensina-me a amar aos outros como a mim mesmo.Não deixes que me torne orgulhoso se triunfo, nem cair em desespero se fracasso.Mas recorda-me que o fracasso é a experiência que precede ao triunfo.Ensina-me que perdoar é um sinal de grandeza e que a vingança é um sinal de baixeza.Se não me deres o êxito, da-me forças para aprender com o fracasso.Se eu ofender às pessoas, dá-me a coragem para desculpar-me,e se as pessoas me ofenderem, dá-me a grandeza de perdoá-las.Senhor, se eu me esquecer de ti, nunca te esqueças de mim.
Postado por Unknown às terça-feira, fevereiro 03, 2009