RESULTADO DA ENQUETE
2 comentáriosPostado por Unknown às quarta-feira, outubro 31, 2007
CAMPANHA DO DESARMAMENTO INFANTIL
1 comentáriosTEVE INÍCIO EM QUIXADÁ A II CAMPANHA DO DESARMAMENTO INFANTIL.
Por iniciativa do Sr. Milton Barbosa, proprietário da Banca de Revistas Alternativa, teve início no último dia 23 de outubro, na cidade de Quixadá, a III Campanha do Desarmamento Infantil.

A campanha se encerrará no início de dezembro quando seus resultados serão divulgados no dia 09 de dezembri, no Parque Adahil Barr

Em Quixadá, a Campanha conta com o apoio da Secretaria Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Quixadá, Secretária do Desenvolvimento Social, Ortobom, Jairo Livraria e Papelaria, Papel & Cia, Loja Pe. Cícero, Loja Pe. Cícero Cama, Mesa e Banho, Banco do Brasil, Casa Olinda, Diário do Nordeste, CDL Quixadá, Câmara Municipal, Discover Informática, AJE Quixadá, Editora Abril, Dinap, Alaor, Prefeitura Municipal de Quixadá e Bancas Alternativas
POSTOS DE TROCA
BANCA ALTERNATIVA 1 - Praça José de Barros
BANCA ALTERNATIVA 2 - Praça José Linhares da Páscoa
JAIRO LIVRARIA - R. Basílio Pinto
PAPEL & Cia - R. José de Queiroz Pessoa
ESCOLA JOSÉ JUCÁ
CACD Vestibulares
ESCOLA VICENTINA
Postado por Unknown às segunda-feira, outubro 29, 2007
PC do B
0 comentários PC do B TEM NOVA DIRETORIA EM QUIXADÁ
Foi eleita no último dia 07 de novembro de 2007, a Nova Diretoria do Partido Comunista do Brasil, Conferência Municipal de Quixadá.
Com a promessa de trabalhar para dar continuidade ao trabalho realizado pela diretoria anterior, desenvolvendo ações voltadas para o social, o Presidente eleito Antonio César de Castro finalisou sua primeira fala como presidente, agradecendo a todos e destacando a importância de todos os filiados e simpatizantes do Partido.
Para César, primeiro se deve fortalecer o Partido para só então se pensar nas eleições do próximo ano. O PC do B poderá vir a ter candidato próprio para as eleições majoritárias, tudo dependerá das alianças e do nome que surgir.
RELAÇÃO DA NOVA DIRETORIA DO PC do B – CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE QUIXADÁ,
DIRETORIA
1. - PRESIDENTE – Antonio César de Castro
2. - VICE-PRESIDENTE – Francisco Wellington Viana de Lima
3. - SECRETÁRIA DE ORGANIZAÇÃO – Oscalina Maria de Queiroz Cunha
4. - SECRETÁRIO DE FINANÇAS – Francisco Gilberto Moreira
5. - SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO – Francisco Cleumio Pinto de Sousa
6. - SECRETÁRIO SINDICAL – José Arimatéia Frutuoso da Silva
7. - SECRETÁRIO DA JUVENTUDE – Francisco Cristiano Lopes de Oliveira
8. - SECRETÁRIO COMUNITÁRIO – Francisco Dário Queiroz de Oliveira
9. - SECRETÁRIO DE MASSAS – Reginaldo Silva Barbosa
10. - SECRETÁRIO DE FORMAÇÃO POLÍTICA – Roberto Schuster Lopes Barros
DELEGADOS
1. - Antonio César de Castro
2. - Francisco Wellington Viana de Lima
3. - Wellington Matias dos Santos
4. - Gladson Alves do Nascimento
5. - Roberto Shuster Lopes Barros
Postado por Unknown às sexta-feira, outubro 26, 2007
SERVIÇO
1 comentáriosRELAÇÃO DE MATERIAL
Postado por Unknown às sexta-feira, outubro 19, 2007
SER PROFESSOR É...
0 comentários
"Muito aprendi com meus pais, muito aprendi com meus mestres, mas muito mais aprendi com meus alunos."
(do Talmude, o livro sagrado do povo judeu)

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...
Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo", assim como o sol que se põe a cada final de dia para retornar resplandecente na aurora do dia seguinte, assim como oi sol que se põe ao final de cada dia e reapearece respalndecente na manhã seguinte iniciando um novo dia.
Autor Desconhecido
Fonte: Revista do professor de Matemática 36, 1988
Postado por Gilberto Telmo às segunda-feira, outubro 15, 2007
DIA DO PROFESSOR
0 comentáriosComo e quando surgiu este costume no Brasil?
Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.
"Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".'Professor é profissão. Educador é vocação'. (Salomão Becker)
Extraido do site:
http://www.portaldafamilia.org/datas/professor/diaprof.shtml

Postado por Gilberto Telmo às segunda-feira, outubro 15, 2007
O PRIMEIRO MILAGRE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
1 comentáriosOs homens não tinham peixe para o conde de Assumar.
Domingos Garcia, caboclo valente,
Oh! Nossa Senhora, que ouviste o barqueiro,
Comentário do blog: Leiam e reflitam sobre este poema magnífico que aprendemos na década de 1950 (há mais de cinquenta anos)
Postado por Gilberto Telmo às sábado, outubro 13, 2007
NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL
0 comentáriosHá duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida (anterior a 1743) e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma.
A sua história tem o seu início em meados de 1717, quando chegou a Guaratinguetá a notícia de que o conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, iria passar pela povoação a caminho de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto), em Minas Gerais.
Desejosos de obsequiá-lo com o melhor pescado que obtivessem, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas infrutíferas, descendo o curso do rio chegaram a Porto Itaguaçu, a 12 de Outubro. já sem esperança, João Alves lançou a sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa apanhou a cabeça da imagem. Envolveram o achado em um lenço e, animados pelo acontecido, lançaram novamente as redes com tanto êxito que que obtiveram copiosa pesca.
Durante quinze anos a imagem permaneceu na residência de Felipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para orar. A devoção foi crescendo entre o povo da região e muitas graças foram alcançadas por aqueles que oravam diante da imagem. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. A família construiu um oratório, que logo se mostrou pequeno. Por volta de 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de Julho de 1745. Diante do aumento no número de fiéis, em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior - a atual Basílica Velha.
Em 6 de Novembro de 1888, a Princesa Isabel visitou pela segunda vez à basílica e ofertou à santa uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com um manto azul. No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da imagem para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas.
A 8 de Setembro de 1904, a imagem foi coroada, solenemente, por D. José Camargo Barros. No dia 29 de Abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Vinte anos depois, a 17 de Dezembro de 1928, a vila que se formara ao redor da igreja no alto do Morro dos Coqueiros tornou-se Município. E, em 1929, Nossa Senhora foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial, por determinação do Papa Pio XI.
Descrição da Imagem
A imagem, tal como se encontra no interior da Catedral.
A imagem retirada das águas do rio Paraíba em 1717, é de terracota e mede quarenta centímetros de altura. Em estilo seiscentista, como atestado por diversos especialistas que a analisaram (Dr. Pedro de Oliveira Ribeiro Neto, os monges beneditinos do Mosteiro de São Salvador, na Bahia, Dom Clemente da Silva-Nigra e Dom Paulo Lachenmayer), acredita-se que originalmente apresentaria uma policromia, como era costume à época, embora não haja documentação que o comprove. A argila utilizada para a confecção da imagem é oriunda da região de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo. Quando foi recolhida pelos pescadores, o corpo estava separado da cabeça e, muito provavelmente, sem a policromia original, devido ao período em que esteve submersa nas águas do rio.
A cor de canela com que se apresenta hoje deve-se à exposição secular à fuligem produzida pelas chamas das velas, lamparinas e candeeiros, acesas pelos seus devotos.
Em 1978, após sofrer um atentado que a reduziu a quase duzentos fragmentos, foi encaminhada ao Prof. Pietro Maria Bardi (à época diretor do Museu de Arte de São Paulo - MASP), que a examinou, juntamente com o Dr. João Marinho, colecionador de imagens sacras brasileiras. Foi então totalmente restaurada, no MASP, pelas mãos da artista plástica Maria Helena Chartuni.
Embora não seja possível determinar o autor ou a data da confecção da imagem, através de estudos comparativos concluiu-se que ela pode ser atribuída a um discípulo do monge beneditino frei Agostinho da Piedade, ou, segundo Silva-Nigra e Lachenmayer, a um do seu irmão de Ordem, frei

forma sorridente dos lábios;
queixo encastoado, tendo, ao centro, uma covinha;
penteado e flores nos cabelos em relevo;
broche de três pérolas na testa; e
porte corporal empinado para trás.
Postado por Gilberto Telmo às sábado, outubro 13, 2007
MORRE PAULO AUTRAN: UM ARAUTO DA LIBERDADE
0 comentáriosDa Redação* da Folha On Line
Morreu às 16h10, aos 85 anos, em São Paulo, o ator Paulo Autran. Ele estava internado desde a tarde de ontem no Hospital Sírio Libanês. Paulo Autran sofria de câncer de pulmão e enfisema pulmonar há cerca de um ano e já havia sido internado recentemente em diversas ocasiões, a última ocorrida no sábado passado (5), com alta recebida na terça-feira (9). O corpo está sendo velado na Assembléia Legislativa de São Paulo desde as 19h.
Paulo Autran (1922 - 2007)
Há poucos meses, o ator passou mal durante apresentação do espetáculo "O Avarento", sua 90ª peça, e foi internado com suspeitas de problemas cardíacos. Paulo Autran nasceu no Rio de Janeiro em 1922 e mudou-se ainda jovem para São Paulo, onde formou-se em direito na Faculdade do Largo São Francisco, em 1945. Nessa época, participou de peças amadoras, o início de uma das mais expressivas carreiras de artes cênicas do Brasil. A estréia como ator ocorreu em 1949, no TBC (Teatro Brasileiro de Comédia, em São Paulo), na peça "Um Deus Dormiu Lá em Casa", em que contracenou com a atriz Tonia Carrero, uma de suas melhores amigas. Desde então, Autran participou de mais 89 peças, entre elas "Otelo", "Antígona", "My Fair Lady" e "Visitando o Sr. Green". A última peça encenada pelo ator foi "O Avarento", texto de Molière escrito em 1668, em cartaz em São Paulo.
Comentário do blog:
Na década de 60, quando aínda éramos estudante universitário, tivemos a oportunidade de assistir no Theatro José de Alencar a peça LIBERDADE, LIBERDADE de Millor Fernades e Flávio Rangel protagonizada por Autran. Era um tempo de trevas. A classe de atores era perseguida, agredida, como no casos dos atores de RODA VIVA, e todas as produções culturais (letras de músicas, peças teatrais, novelas, livros) e a própria imprensa mutiladas pela tesoura da censura e muitas vezes definitivamente proibidas. Nem os jornais, porta-vozes oficiosos da ditadura,O Estado de São Paulo e a Folha de São Paulo, escaparam da tesoura. Os que mais sofreram no longo eclipse que se abateu sobre o Brasil foram os pensantes, intelectuais, por conta de sua extrema sensibilidade. Sofreram uma dor lancinante ante a truculência indiscriminada dos opressores. Paulo Autran e alguns atores foram altivos e nunca se deixaram intimidar. Esse é um traço pouco conhecido do grande público que aprendeu a admirar Paulo Autran pelo seu talento no teatro, na televisão e no cinema.Na noite escura Paulo Autran, Chico Buarque, Nara Leão, Marília Pera, Mario Lago e outros lançaram, com sua coragem e talento um facho de luz e esperança.
Autran, sem nenhuma dúvida, já está imortalizado no coração, na mente e no imáginário do povo brasileiro. O seu legado será a inspiração para atores e atrizes mais jovens cultuarem e defenderam a liberdade na sua forma mais plena, sem tutelas.
Depoimentos sobre Paulo Autran:
Leia a repercussão da morte do ator Paulo Autran
da Folha de S.Paulo
Atualizada às 22h27 de 13.10.2007
ANTÔNIO ABUJAMRA, ator:"O Paulo foi um ator que todos gostaríamos de ser. Ele sempre ajudou a todos nós, foi um caminho a ser seguido. Trabalhou comigo numa peça no Rio com uma generosidade fantástica. Somos todos apaixonados por ele, e a inveja de possuir uma voluptuosidade invejável para a cena."
CELSO FRATESCHI, ator e presidente da Funarte:"Paulo é meu padrinho de casamento. Foi uma pessoa muito importante na minha vida pessoal. Como homem público, como ator, ele é sinônimo de teatro. Se perguntar a qualquer brasileiro a que associa a palavra teatro, vai dizer Paulo Autran. Isso só dignifica nossa profissão. Para ele, acho que [a morte] foi um sossego, porque estava sofrendo muito com a doença. Mas, para todos nós, é uma perda irreparável."
CLEYDE YÁCONIS, atriz:"É uma tragédia você perder um Paulo --o teatro da idéia, da mensagem. Pode chamar de careta, mas é como a gente é. Sou espiritualista. Acho que [a carreira dele] não era uma profissão, era uma missão. E ele cumpriu. Trabalhou até o final, até quando o corpo permitiu."
DOMINGOS OLIVEIRA, ator, dramaturgo, diretor de teatro e cineasta:"É difícil falar diante do vazio que ele nos deixa. É um ator único e insubstituível, um homem único e insubstituível. Representa finura, elegância, sofisticação, participação social. Vai deixar uma saudade danada."
FERNANDA TORRES, atriz:"Fico feliz de ter visto o Paulo no 'Avarento', inteiro e maravilhoso com mais de 80 anos, com casa cheia. Encerrou a carreira com uma peça de ouro. Foi inteiro até o fim."
HECTOR BABENCO, cineasta:"Uma perda capital, um Brasil que se vai. Fica o Brasil da barbárie imperando. Um grande homem, grande ator, grande homem de teatro, que viveu intensamente as vitórias e as derrotas. Na próxima encarnação, quero voltar Paulo Autran!"
JOHN HERBERT, ator:"Era um grande colega, um grande brincalhão, um gozador. O coração chora."
MARIA DELLA COSTA, atriz:"Era um companheirão, que viveu para sua arte e respeitou sua profissão. É um exemplo para os jovens. Nossa geração enfrentou duas ditaduras terríveis: a de Getúlio e a militar. Mas Paulo é prova de que o teatro jamais morrerá."
MARÍLIA PÊRA, atriz:"A gente fica buscando como falar de uma pessoa desse tamanho... O melhor a dizer é que ele é inesquecível, virou eterno, ficará para sempre nas nossas memórias e nos nossos corações. Aos 18 anos, fui bailarina dele no 'My Fair Lady'. Foi quando o conheci. Ele ia se apresentar no teatro mesmo quando estava doente, com o braço quebrado, sem voz. São coisas que um ator qualquer não faz, e essa foi uma lição que ele me ensinou."
SÁBATO MAGALDI, crítico:"Por sua capacidade de fazer tanto peças clássicas quanto modernas, Paulo Autran foi um dos maiores talentos do palco brasileiros. Ele se tornou uma grande figura do TBC [Teatro Brasileiro de Comédia], na Companhia Tônia-Cheli-Autran e toda essa geração que trabalhou com os diretores [Zibgniew] Ziembinski e Flaminio Bollini, atuou no momento em que teatro brasileiro tinha o mesmo valor do melhor teatro mundial. Não devíamos nada a Itália, França e Estados Unidos."
SÉRGIO BRITTO, ator:"Na minha geração, mesmo os mais invejosos concordavam que Paulo era o maior ator brasileiro. Era um ícone estabelecido. Ficar um ano em cartaz hoje em dia com uma peça de Molière, como "O Avarento", é só para um ator solidamente querido pelo público. Acompanhei seu trabalho desde a década de 50 e ele estava sempre bem. No início do ano, eu o vi pela última vez e percebi nos seus olhos que estava bem doente. Era o rosto de uma pessoa que sofria."
TÔNIA CARRERO, atriz:"Não posso falar, se eu falar qualquer coisa vai ser trêmula e esquiva. Não quero falar."
da Folha Online
PARABÉNS PAULO AUTRAN PELO SEU EXTRAORDINÁRIO TALENTO, PELA SUA INTEGRIDADE!
UM GRANDE ABRAÇO!!!
Postado por Gilberto Telmo às sexta-feira, outubro 12, 2007
PRINCÍPIO DA AMPLA DEFESA
0 comentários Ação que pedia de volta mandatos de Clodovil e Ângela Portela tem liminar negada
Para o ministro, que é o relator da ação, a decisão do Plenário do STF no julgamento dos MS sobre a fidelidade partidária, que criou a hipótese de perda de mandato, deixou claro que para chegar a uma eventual cassação, deve-se garantir ao parlamentar o direito à mais ampla defesa. Eros Grau ressalta que deferir o pedido de liminar seria uma afronta direta a esse direito constitucional. O ministro lembrou que o colegiado determinou, na mesma ocasião, que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ficará responsável pela edição de uma resolução que vai disciplinar o procedimento a ser adotado nesses casos de troca de partido por parlamentares eleitos.
Fidelidade partidária
No último dia 4, no julgamento conjunto dos MSs nºs 26.602, 26.603 e 26.604, o Supremo decidiu, por maioria, que a infidelidade partidária pode levar à perda do mandato mas, para isso, deve ser observado procedimento específico, que será regulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), bem como a desfiliação do partido de origem ter acontecido após o dia 27 de março de 2007, quando o TSE respondeu positivamente a uma consulta sobre o tema, demonstrando o entendimento de que parlamentares que deixam a legenda pela qual se elegeram, sem justa causa, devem devolver os mandatos a esse partido.Fonte:
Postado por Unknown às quinta-feira, outubro 11, 2007
DIREITO EM FOCO
0 comentários II SEMANA DO DIREITO: DIREITO E RESPOSTAS ÀS DEMANDAS SOCIAIS
Postado por Unknown às domingo, outubro 07, 2007
Show de Rock
0 comentáriosPostado por Unknown às quarta-feira, outubro 03, 2007
DIVULGADA RELAÇÃO DOS APROVADOS NO VESTIBULAR DO CEFET DE QUIXADÁ
O Centro Federal de Ensino Tecnológico do Ceará (Cefet) divulgou nesta Segunda, 1o. de outubro, a lista de aprovados em seu vestibular realizado no dia 28 de setembro. Os cursos de Guia Especializado em Atrativos Naturais e de Edificações serão oferecidos para 60 alunos no Centro de Ensino Superior, Tecnológico e Aperfeiçoamento Profissional (Cestap) na Ce 013, estrada do Açude Cedro em Quixadá. As aulas se iniciam ainda neste ano.
Conheça a lista dos aprovados abaixo:
EDIFICAÇÕES
ANTONIO EVERTON SOUSA DA SILVA
ANTONIO JOEL RAMIRO DE CASTRO
DANIELE CORREIA SAMPAIO
DANILO CAVALCANTE DE SOUSA
DJAILSON ALVES RIBEIRO
EDUARDO BERNARDO LIMA
FAGNER FREIRES NOGUEIRA
FRANCISCO ALAN ARAUJO RODRIGUES
FRANCISCO ALLAN FLAVIO VIDAL COSTA
FRANCISCO GLAIRTON DA COSTA SOUZA
FRANCISCO JOSE MACIEL DE MENESES
FRANCISCO ROMILSON FERREIRA OLIVEIRA
FRANCISCO TARGINIO MENEZES FEITOZA
GERGLYSON FERNANDES LIMA
GUSTAVO NOGUEIRA LEITE
ISABEL CRISTINA DA SILVA BARROS
JACOB ALEXANDRE SOUZA OLIVEIRA
JEFERSON HENRIQUE DE ALMEIDA FARIAS
JOAO PAULO SILVA ALMIR
JOSE FERNANDES ALMEIDA JUNIOR
JOSE IVO CAVALCANTE DA SILVA
JOSE WELLINGTON RODRIGUES DA SILVA
KARLA MYLLEANE SILVA OLIVEIRA
MICHELLE VIANA MARTINS
PRISCILA DA SILVA FREITAS
RAMON JORGE DE SOUZA
RENATO ALMEIDA DE QUEIROZ
RENATO SIQUEIRA
ROBERTO LIRA DE SOUZA
SAYONARA PRISCILA SARAIVA BEZERRA
GUIA ESPECIALIZADO EM ATRATIVOS NATURAIS
AIRES MARIA BERNARDO DA SILVA
CAMILA DOS SANTOS MAGALHAES
CARLOS EDUARDO PINHEIRO BARBOSA
CICERA ELIANE SOUZA DO NASCIMENTO
EVERANE OLIVEIRA RIBEIRO
FRANC MARY FERNANDES GOMES
FRANCISCA RAIMUNDA DE OLIVEIRA
FRANCISCO JOSE SOUSA DOS SANTOS
GUSTAVO CANDIDO PINHEIRO
IANDRA RAQUELLY BRITO DE OLIVEIRA
JACKSON NUNES DE QUEIROZ
JANAINA PAULA DE SOUZA CAMPELO
JOAO NARCLECIO FERNANDES DE OLIVEIRA
JOELIA FERREIRA DA SILVA PEREIRA
JOQUEBEDE MENDES MONTEIRO
JOSE REMULO DA SILVA MELO
JULLIANA DE FREITAS FERREIRA
KARINNE MORAIS FREIRE
LORENA VIANA BEZERRA
MARA RAQUEL RIBEIRO SOUSA
MARIA ADRIANA RAMOS DE MELO
MARIA GYZELE DE FREITAS MOURA
RAFAELA FERREIRA DAMASCENO
RUTH ANNY FRAGOSO VIEIRA PINTO
SAIONARA DAMASCENO NOBRE
SANDY KARELLY SILVA DE FREITAS
SEBASTIAO DA SILVA GOMES
SYD BERNARDO SILVERIO
TAMMY CRISTINA SARAIVA DE QUEIROZ
VIRGINIA FARIAS DE SOUSA
Postado por Unknown às terça-feira, outubro 02, 2007