LULA DIZ QUE OPOSIÇÃO ESTÁ INCONFORMADA
Falando para uma multidão na cidade de Quixadá no Sertão Central do Ceará, o Presidente Lula ressaltou a importância do Programa Territórios da Cidadania, que tem como meta principal diminuir as desigualdades.
O primeiro passo desse governo foi buscar matar a fome do povo e o programa Fome Zero foi o instrumento usado para isso, agora o Programa Territórios da Cidadania é o segundo passo, buscando a integração entre os povos através de financiamentos para a agricultura familiar, investimentos na área educacional e crédito para micro e pequenos empresários. “Somente com um povo educado é que o país terá o devido respeito dos países ditos desenvolvidos. O Brasil quer ser parceiro do mundo e não submisso a ele”, disse o Presidente.
Lula ressaltou ainda que alguns políticos estão inconformados com os projetos desenvolvidos pelo governo do PT, e dizem que são programas eleitoreiros. Para eles, continua o presidente, é difícil admitir que um homem que saiu do meio do povo, um torneiro mecânico do sertão nordestino consiga fazer o que eles não conseguiram ou não quiseram fazer em décadas no poder.
Na oportunidade foram assinados vários projetos e ordens de serviços para toda a região na presença dos representantes dos 12 municípios que fazem parte do Sertão Central do Ceará, dos ministros, deputados estaduais e federais e demais autoridades representativas.
Momentos antes, o Presidente Lula visitou juntamente com o Prefeito Ilário Marques, o vice-prefeito Cristiano Góes e sua comitiva a Escola modelo do bairro Campo Novo e lançou a pedra Fundamental para a construção do Campus avançado da UFC (Universidade Federal do Ceará) e do CEFET (Centro de Ensino Tecnológico) na estrada do Açude Cedro.
Lula se despediu do povo cearense prometendo voltar a Quixadá. Ele terá essa oportunidade na inauguração da refinaria de biodiesel da Petrobrás que tem previsão do termino das obras para o início de julho deste ano.
Nas fotos, Lula em um momento de descontração no palco e a população que lotou a Praça José de Barros na Cidade de Quixadá.
INVESTIMENTOS SÃO ANUNCIADOS PARA O NORDESTE
0 comentáriosPostado por Unknown às quinta-feira, fevereiro 28, 2008
OPOSIÇÃO CRITICA, MAS PRESIDENTE CONTINUA SEU TRABALHO DE DAR OPORTUNIDADE A QUEM SEMPRE FICOU À MARGEM DAS POLÍTICAS PÚBLICAS.
0 comentáriosPostado por Unknown às segunda-feira, fevereiro 25, 2008
OBRIGADO COMANDANTE FIDEL
0 comentáriosIgnácio Ramonet é diretor do jornal francês Le Monde Diplomatique. Para ele, a coisa mais surpreendente sobre Fidel, em mais de cem horas que passaram juntos, em conversas para a compilação de sua memória, foi o quanto ele era modesto, humano, discreto e respeitoso. Uma enorme moral e senso ético.
Segundo a Unesco, a cada doze segundos morre uma criança no mundo, por causas evitáveis. São raros os estadistas que podem dizer como Fidel: “nenhuma dessas crianças é cubana”.
Postado por Gilberto Telmo às quinta-feira, fevereiro 21, 2008
REPERCUSSÃO INTERNACIONAL DA RENÚNCIA DO COMANDANTE FIDEL CASTRO
0 comentáriosHAVANA — Fidel Castro, bedridden for 19 months, on Tuesday gave up the almost unlimited power he has wielded in Cuba for nearly 50 years, but whether the surprise announcement represented a historic change or a symbolic political maneuver remained unclear.
It is expected that his brother Raúl, 76, will be officially named president, and some experts consider him more pragmatic. (CLIQUE NO LOGOTIPO DO NEW YORK TIMES PARA LER A NOTÍCIA COMPLETA EM INGLÊS)

L'opposition cubaine entre espoir et méfiance après l'annonce de Fidel Castro
LEMONDE.FR avec AFP et Reuters 19.02.08 12h23
• Mis à jour le 19.02.08 17h08
La communauté internationale et les opposants au régime castriste ont réagi de manière plus ou moins enthousiaste, mardi 19 février, à l'annonce du retrait de Fidel Castro de la présidence de Cuba.
A Cuba, les principaux dirigeants de la dissidence étaient partagés mardi entre l'espoir et la méfiance. Vladimiro Roca, porte-parole du regroupement de centre-gauche de Cuba Todo Unidos, qualifie le choix du Lider maximo de décision "la plus sensée". Cet ancien prisonnier politique et fils du fondateur du Parti communiste cubain (PCC, parti unique) Blas Roca reste cependant sceptique sur la suite des événements, estimant qu'il n'y avait pas eu de "changement en un an et demi sans Fidel et il ne va pas y en avoir maintenant non plus". Oswaldo Paya, animateur chrétien du "projet Varela" qui œuvre en faveur d'une transition démocratique, s'est félicité de ce pas "très important" vers des "changements". Selon lui, ces changements devront passer par "une nouvelle loi électorale et de nouvelles élections".
(CLIQUE NO LOGOTIPO DE LE MONDE PARA LER A NOTÍCIA NA ÍNTEGRA, EM FRANCÊS)
O crédito da foto do jornaleiro em Havana é do jornal Le Monde
Agora é a sua vez de comentar. Vamos lá historiadores, causídicos e outros intelectuais...
Postado por Gilberto Telmo às quarta-feira, fevereiro 20, 2008
ULTIMA HORA: COMANDANTE FIDEL CASTRO RENUNCIA À PRESIDÊNCIA DE CUBA
0 comentáriosELPAÍS.com - 403 comentarios
“Les comunico que no aspiraré ni aceptaré- repito- no aspiraré ni aceptaré, el cargo de Presidente del Consejo de Estado y Comandante en Jefe”
El líder de la revolución cubana, en el poder desde 1959, ha anunciado a través del diario 'Granma' que no aceptará la presidencia del Consejo de Estado ni la jefatura del Ejército.
Mensaje del Comandante
Frases: ¿Cómo ves el futuro de Cuba tras la renuncia de Fidel Castro?
Encuesta: ¿Crees que la renuncia de Fidel Castro a la presidencia abre la puerta a la democracia?
Vídeo: Castro deja la presidencia de Cuba
Fotogalería: La renuncia de Castro en los medios digitales
Leia a íntegra da carta de renúncia de Fidel Castro em português (é só clicar na manchete)
Postado por Gilberto Telmo às terça-feira, fevereiro 19, 2008
ULTRACREPIDÁRIOS (que diabo é isso?)
0 comentários
Para entender sua etimologia, não basta identificar os dois vocábulos latinos de onde ela deriva - ultra crepidam, que significa, literalmente, além da sandália.
Esse provérbio, destinado a lembrar que todos deveríamos ter consciência de nossos próprios limites, aparece no adagiário de diversas línguas. No Brasil, sob a forma de "não vá o sapateiro além da chinela", é bem conhecido de todos nós, o que não impede que pululem aqui os ultracrepidários, que fazem questão de opinar (quando não de dissertar!) sobre todo e qualquer assunto.
____________________________________________
Cada vez que você acessa O Torto tem a oportunidade de aprender mais. É só clicar nos links (aquelas frases ou palavras que se mexem). Nesta postagem, por exemplo, você pode aprender o que ultracrepidário, quem foi Plínio, o velho, quem foi Apeles e um pouquinho de latim, língua morta para os incultos, bastante viva em documentos forenses (fumus boni iuris, mutatis mutandis, periculum in mora, data venia, etc). A propósito você sabe o que significa e de onde veio a palavra ou expressão etc? Quer saber? Clique sobre ela. A nós não compete dar o peixe e nem ensinar a pescar. Apenas indicamos onde está o cardume. Aí cada um aprende a pescar sem assimilar os vícios de quem está ensinando. É pouco?
Aproveite para se tornar mais culto. No mundo competitivo de hoje a cultura é o grande diferencial
O Torto também é cultura, informação e defesa da cidadania!!!
Postado por Gilberto Telmo às terça-feira, fevereiro 19, 2008
TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO: RETOMANDO O TEMA
0 comentários(publicado no jornal o POVO de 16/02/2008)
Cássio Borges
Não vi e nem ouvi o debate realizado último dia 14/2 no Senado Federal, sobre o projeto da transposição (de 26 m3/s) do Rio São Francisco para o Nordeste Setentrional. Refiro-me a 1,31% da vazão regularizada do citado rio, da ordem de 2.060 m3/s, (metros cúbicos por segundo) ou 0,86% da vazão média que chega à sua foz e é desperdiçada para o mar.
Postado por Gilberto Telmo às domingo, fevereiro 17, 2008
QUIXADÁ: CAPITAL NORDESTINA DOS DISCOS VOADORES.
2 comentáriosRESULTADO DA ENQUETE: Você acredita que existam OVNIs - Objetos voadores não identificados?
QUIXADÁ: CAPITAL NORDESTINA DOS DISCOS VOADORES.
Além de comentarmos o resultado da enquête: “Você acredita que existam OVNIs - Objetos voadores não identificados?” Mostraremos aqui alguns fatos de Quixadá, uma cidade do interior do Ceará, conhecida entre os estudiosos do tema como a capital nordestina dos discos voadores.
Na nossa enquête realizada durante 10 dias, tivemos como resultado que 83% das pessoas acreditam que existam Objetos Voadores não identificados. Este resultado é interessante porque em conversa informal com várias pessoas, elas dizem nunca ter visto nada, mesmo assim acreditam existir estes objetos. Tratamos o fato como interessante, porque para essas pessoas em grande parte céticas, é interessante percebemos este número tão grande de pessoas que se dizem acreditar em ÓVNIs.
A cidade de Quixdá, conhecida por suas belas formações rochosas e pelo turismo de, é tida entre os estudiosos da Ufologia como a capital nordestina dos discos voadores. Isto se deve ao fato dos vários depoimentos das aparições de objetos voadores não identificados e em alguns casos até de abdução, que na ufologia significa o rapto de pessoas por discos voadores e que, depois são devolvidas sem que lembrem o que aconteceu.
Para esses estudiosos, o grande número de aparições em Quixadá se deve a dois fatos principais: o primeiro é a existência de um campo magnético fortíssimo devido a formação natural da área geográfica, composta por montanhas; o segundo é a existência de um “portal invisível” formando rotas imaginárias, de entrada e saída para essas naves espaciais, que vão de Quixadá no Ceará a Goiás.
Para Robinssom Alencar, estudioso, o ser humano é curioso, procura sempre coisas novas, o diferente, ávido pelo desconhecido, daí o grande número de pessoas que acreditam em ÓVNIs. É importante se observar que pessoas de grande respeitadas e de prestígio em nossa cidade afirmam acreditar ou já terem vistos “discos voadores”, conclui Robisson.
Entre vários, um caso colocou Quixadá na crista das pesquisas ufológicas e ficou conhecido como “Caso Barroso”. Vieram pesquisadores, repórteres e médicos de vários países fazer a cobertura e estudar o caso. O fato aconteceu em 03 de abril de 1976 e vamos resumi-lo para agora.
CASO BARROSO
“Como de costume, às 05:00 horas da manhã, Luis Barroso Fernandes, empresário e fazendeiro respeitado no município, arreou seu animal para atrelá-lo à charrete e ir com destino a sua fazenda, que fica poucos quilômetros do centro.
A cerca de três quilômetros do da cidade, ele ouviu um barulho esquisito, vindo por trás de um serrote, mas não viu nada. Continuou normalmente sua viagem, até que repentinamente, uma bola de luz muito forte, passou por cima dele e parou à sua frente.
Quando voltou a si, duas horas mais tarde, estava distante do local em que havia parado a charrete. Barroso percebeu que o lado esquerdo de seu corpo estava vermelho além desentir dor de cabeça e náuseas. Chegando em sua residência, narrou o fato para sua esposa, Teresinha Barroso. Por conhecer bem seu marido, percebeu que realmente algo muito estranho o tinha abalado. Teresinha, o levou ao doutor Antônio Moreira Magalhães, um dos mais conceituados médicos da cidade. Após ouvir a história de Barroso, o médico ficou em dúvida quanto à interferência de UFOs, pois apesar de não acreditar em discos voadores, seu paciente tinha muita credibilidade, afora sua respeitabilidade à integridade moral. Doutor Magalhães colocou todas as informações em seu prontuário e lhe receitou um antialérgico e um calmante, aconselhando-lhe repouso absoluto.
Barroso continuou sentindo-se mal. As dores no corpo eram constantes e a angústia não o deixava trabalhar.
O fato ultrapassou os limites de Quixadá chegando a Fortaleza, e logo as emissoras de rádios e jornais divulgaram o fato em grandes manchetes
A família notar transformações físicas e psicológicas no patriarca. Os cabelos se tornaram grisalhos em poucos dias, ele ficou impotente e aéreo, como se estivesse em outro mundo. Estava constantemente indisposto e apresentava lapsos de memória, o que obrigou a família leva-lo novamente ao médico. O doutor Antônio Moreira Magalhães observou que o caso se agravava e outras providências deveriam ser tomadas, pois agora já aceitava o fato de que havia realmente acontecido algo de anormal com seu paciente e, portanto, merecia atendimento especializado. O encaminhou para Fortaleza, indicando em seu prontuário do INPS toda a história, inclusive o fato de que "Barroso fora seqüestrado por um disco voador"
Barroso foi atendido em Fortaleza pelos médicos José Pelegrino Alves e Glauco Lobo, ambos neurologistas e psiquiatras. Eles criticaram as informações do doutor Antônio Magalhães - quando este declarou por escrito que havia acreditado na história de um contato com disco voador - o que para eles seria apenas um problema psíquico comum. Mas a coisa não era tão simples assim e, sem conseguirem um diagnóstico, os médicos o encaminharam de volta a Quixadá, receitando tranqüilizantes e aconselhando repouso absoluto, orientando a família para o óbvio: afastá-lo do trabalho. Como a situação agora era insustentável e Barroso piorava a cada dia, sua esposa e filhos resolveram interná-lo num hospital psiquiátrico de Fortaleza, localizado na avenida Bezerra de Menezes, no bairro São Geraldo, onde foi atendido por 16 clínicos especializados - sem que chegassem a um denominador comum. Assim, ficou-se portanto sem uma explicação clínica para a doença de Luis Barroso Fernandes.
Depois de passar pela junta médica nenhum diagnóstico foi encontrado, e sem ter mais a quem recorrer, apelaram para a Medicina Alternativa, o que também não deu resultados. Sem êxito em todos os tratamentos propostos, o paciente ficou novamente sob os cuidados do doutor Antônio Moreira Magalhães que, agora, tinha certeza de que realmente algo fora do comum havia acontecido com seu paciente, uma vez que, em Fortaleza, seus colegas passaram a considerar Barroso como um paciente que deveria ser estudado por especialistas de fora do país.
Luis Barroso Fernandes piorava a olhos vistos e agora, além dos primeiros sintomas físicos, passava a acumular água no organismo. Seu corpo estava coberto por edemas, e o lapso de memória tinha piorado a tal ponto, que não reconhecia mais as pessoas e ignorava os valores do dinheiro. Com o tempo foi esquecendo também os nomes de familiares e amigos mais próximos.
O organismo do paciente gozava de perfeita saúde, e somente seu cérebro havia sido atingido ou, quem sabe, trabalhado por alguém quando fora raptado para o interior da nave...
Segundo o doutor Magalhães, Barroso regrediu mentalmente e se encontrava com a idade aproximadamente de um ano, pronunciando apenas três palavras: "mamãe", "dá" e "medo". O que mais impressiona neste caso é o fato de a regressão mental tê-lo feito articular a palavra medo com muito nervosismo - sempre que batíamos fotos e os flashes eram acionados. Isso nos fez pensar que talvez ele lembrasse das luzes que havia visto.
Contudo, o mais espantoso - alertava o médico, é o rejuvenescimento da sua pele. O rosto rosado, a derme sem rugas ou manchas, parece a face de um garoto de 17 anos.
Este caso com maiores detalhes foi encontra no livro “ETs, Santos e Demônios na terra do sol, coleção biblioteca UFO ou no site http://www.painelovni.com.br/
O TORTO, ALÉM DE CULTURA, POLÍTICA, TRAZ TAMBÉM TEMAS INTRIGANTES COMO É O CASO DA UFOLOGIA, TIRE SUAS CONCLUSÕES E PARTICIPE DANDO SUA OPINIÃO.
Postado por Unknown às quarta-feira, fevereiro 13, 2008
MAIS MILLOR PARA DELEITE DE TODOS
0 comentáriosÀs folhas tantas do livro matemático
...................
...................
...................
Postado por Gilberto Telmo às domingo, fevereiro 10, 2008
PARA COMEÇAR A SEMANA DE MANEIRA MAIS LAITE (LIGHT)
0 comentáriosA Globo conseguiu. Transforma excrementos em ouro. Nas suas novelas e, principalmente, no Big Brother Brasil(com licença da palavra como diria o pai do Zé Bié).
Vamos mudar de assunto. Você sabe quem é Millor Fernandes?
Conheçamos um pouco desse grande brasileiro, um dos mais cultos e inteligentes self made man do País.
Millôr Fernandes nasceu. Todo o seu aprendizado, desde a mais remota infância. Só aos 13 anos de idade, partindo de onde estava. E também mais tarde, já homem formado. No jornalismo e nas artes gráficas, especialmente. Sempre, porém, recusou-se, ou como se diz por aí. Contudo, no campo teatral, tanto então quanto agora. Sem a menor sombra de dúvida. Em todos seus livros publicados vê-se a mesma tendência. Nunca, porém diante de reprimidos. De 78 a 89, janeiro a fevereiro. De frente ou de perfil, como percebeu assim que terminou seu curso secundário. Quando o conheceu em Lisboa, o ditador Salazar, o que não significa absolutamente nada. Um dia, depois de um longo programa de televisão, foi exatamente o contrário. Amigos e mesmo pessoas remotamente interessadas - sem temor nenhum. Onde e como, mas talvez, talvez — Millôr, porém, nunca. Isso para não falar em termos públicos. Mas, ao ser premiado, disse logo bem alto - e realmente não falou em vão. Entre todos os tradutores brasileiros. Como ninguém ignora. De resto, sempre, até o Dia a Dia”.("Currículo" publicado por Millôr quando de sua estréia no jornal "O Dia", Rio (RJ).
Considerado "um dos poucos escritores universais que possuímos", na opinião do crítico Fausto Cunha, filho de Francisco Fernandes e de Maria Viola Fernandes, Millôr Fernandes nasceu no dia 16 de agosto de 1923 no Méier, subúrbio do Rio de Janeiro, com o nome de Milton Viola Fernandes. Só seria registrado no ano seguinte, tendo como data oficial de nascimento o dia 27 de maio de 1924. Sua certidão de nascimento, grafada à mão, fazia crer que seu nome era Millôr e não Milton. Seu pai, engenheiro emigrante da Espanha, morre em 1925, com apenas 36 anos. A família começa a passar por dificuldades e sua mãe passa horas em frente a uma máquina de costura para poder sustentar os 4 filhos. Apesar do aperto, o autor teve uma infância feliz, ao lado de 10 tios, 42 primos e primas e da avó italiana D. Concetta de Napole Viola.Estuda na Escola Ennes de Souza, de 1931 a 1935, por ele chamada de Universidade do Meyer, mas que na verdade era uma escola pública. Diz dever tudo o que sabe a sua professora, Isabel Mendes, depois diretora e hoje nome da escola. Se emociona ao falar sobre ela "...uma mulatinha magra e devotada, que me ensinou tudo que se deve aprender de um professor ou de uma escola: a gostar de estudar. Depois disso, pode-se ser autodidata. Escola, a não ser para campos técnicos/experimentais, é praticamente inútil".A chegada ao Brasil das histórias em quadrinhos, em 1934, faz de Millôr um leitor assíduo dessas publicações, em especial de Flash Gordon, de autoria de Alex Raymond, e, com isso, dar vazão à sua criatividade. Sob a influência de seu tio Antônio Viola, tem seu primeiro trabalho publicado em um órgão da imprensa — "O Jornal", do Rio de Janeiro, tendo recebido o pagamento de 10 mil reis por ele. Era o início do profissionalismo, adotado e defendido para sempre.Em 1935, também com 36 anos, falece sua mãe, o que faz com que os irmãos Fernandes passem a levar uma vida dificílima. Essa coincidência de datas leva Millôr a escrever um conto, "Agonia", publicado na revista "Cigarra" em janeiro de 1947, onde afirmava: "Tenho dia e hora marcada para me ir e o acontecimento se dará por volta de 1959". A morte da mãe o leva a morar em Terra Nova, subúrbio próximo ao Méier, com o tio materno Francisco, sua mulher Maria e quatro filhos.Trabalha, em 1938, com o Dr. Luiz Gonzaga da Cruz Magalhães Pinto, entregando o remédio para os rins "Urokava" em farmácias e drogarias. Durou pouco esse emprego. Logo vai ser contínuo, repaginador, factótum, na pequena revista "O Cruzeiro", que nessa época tinha, além de Millôr, mais dois funcionários: um diretor e um paginador. A revista, anos depois, chegou a vender mais de 750.000 exemplares. Com o pseudônimo "Notlim" ganha um concurso de crônicas promovido pela revista "A Cigarra". Com isso, é promovido e passa a trabalhar no arquivo.
Autodidata, faz sua primeira tradução literária: "Dragon seed", romance da americana Pearl S. Buck, com o título "A estirpe do dragão", em 1942.No ano seguinte retorna, com Frederico Chateaubriand e Péricles, à revista "O Cruzeiro". Em dez anos, a tiragem foi um grande êxito editorial, passando de 11 mil para mais de 750 mil exemplares semanais.Em 1945, inicia a publicação de seus trabalhos na revista "O Cruzeiro", na seção "O Pif-Paf", sob o pseudônimo de Vão Gôgo e com desenhos de Péricles.
Quer saber mais sobre Millor Fernandes, clique nos títulos abaixo:
MILLOR UM ESCRITOR UNIVERSAL
ENFIM UM ESCRITOR SEM ESTILO
MILLOR FERNANDES NA WIKIPEDIA
LEIA NA PRÓXIMA POSTAGEM UMA AMOSTRA DA GENIALIDADE DE MILLOR FERNANDES QUE, PARA QUEM NÃO SABE, É IRMÃO DO JORNALISTA HELIO FERNANDES DA TRIBUNA DA IMPRENSA.
Postado por Gilberto Telmo às domingo, fevereiro 10, 2008
A QUEM SERVE O BIG BROTHER BRASIL OU O POVÃO SOCORRENDO A GLOBO (pobrezinha!!!)
2 comentáriosJose Neumani Pinto
As operadoras Net e Sky já venderam 108 mil pacotes de pay-per-view do BBB. O pacote sai por R$69,90. Multiplicado por 108 mil dá R$7.549.200,00 (Sete milhões, Quinhentos e Quarenta e Nove Mil e Duzentos Reais). Numa divisão igualitária entre as três empresas, dá-se o total de R$2.516.400,00 (Dois milhões, Quinhentos e Dezesseis mil e Quatrocentos Reais). Há de vista que a Globo é acionista da Net/Sky.
Com ligações para o “paredão”, a Rede Globo leva uma boa fortuna. Em um único paredão é arrecadado R$ 8.700.000,00. Considerando um plano “meio-a-meio”, são R$ 4.350.000,00 para a Globo.
São 16 semanas, logo 16 paredões. Numa edição, a Globo fatura R$ 69.600.000,00 (sessenta e nove milhões e seiscentos mil reais só em paredão. Somado aos R$2.516.400,00 do pay-per-view dá R$ 72.116.400(setenta e dois milhões, cento e dezesseis mil e quatrocentos reais) só com pay-per-view e paredão, não estão incluídos as cotas de publicidade, que deve triplicar esse número. Levando em conta que a Globo gasta no máximo R$3 milhões com a produção do programa e o pagamento do prêmio, a arrecadação líquida da Globo gira em torno de R$69.116.400,00 (sessenta e nove milhões, cento e dezesseis mil e quatrocentos reais).
Postado por Gilberto Telmo às quarta-feira, fevereiro 06, 2008
ECOS DO CARNAVAL: REPERCUTINDO COMENTÁRIOS DA FOLHA DE SÃO PAULO
0 comentáriosSÃO PAULO -
Postado por Gilberto Telmo às quarta-feira, fevereiro 06, 2008
MINISTRA SE EXONERA DO CARGO
0 comentários Quem teve a oportunidade de assistir a coletiva da ministra Matilde Ribeiro, sentiu um grande constrangimento. De repente o sentimento de indignação que nos sufocava foi substituido pela piedade. Sentimos pena sim de uma miltante aguerrida do movimento consciência negra que, por conta de um erro grave que ela própria assumiu, foi submetida à execração pública. Sentimos pena do ser humano que diante das câmaras se vergou ante a realidade e assumiu a sua culpa da improbidade administrativa que praticou.
Militante do movimento negro e do feminismo, formou-se em Serviço Social na PUC de São Paulo. Nascida numa família de baixa renda, Matilde Ribeiro é filiada ao Partido dos Trabalhadores. Após participar da equipe da campanha petista vitoriosa nas eleições presidenciais de 2002, ela foi convidada pelo presidente Lula para integrar o primeiro-escalão do governo em março de 2003.[2] Ocupa, desde então, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que tem status de ministério. Esteve em Manaus, em abril de 2005, na I Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, marcada pelo protestos do movimento mestiço[3] contra a política de não-reconhecimento da identidade cabocla pela SEPPIR.
Depois das denúncias de gastos irregulares com o cartão corporativo do governo, a ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, entregou hoje a carta de demissão ao presidente Lula. A situação da ministra à frente do cargo estava insustentável, principalmente depois que foi descoberta uma compra no valor de R$ 461,16 em um freeshop.
Postado por Gilberto Telmo às sábado, fevereiro 02, 2008
MAIS ESCÂNDALOS: QUE VERGONHA!!! EXPLODE(DE VERGONHA) CORAÇÃO!!!
0 comentáriosSOBRE CARTÕES CORPORATIVOS
Auriverde pendão de minha terra,
O documento traz o total das despesas realizadas na gestão Lula ano a ano: Em 2003, a conta de suprimento de fundos foi de R$ 145,1 milhões; em 2004, R$ 145,9 milhões; em 2005, R$ 125,4 milhões; em 2006, R$ 127,1 milhões; e em 2007, R$ 176,9 milhões. A despeito do aumento verificado no ano passado, a CGU preocupou-se em enfatizar que, “ainda assim”, as despesas estão “muito longe dos gastos registrados em 2001 e 2002”, últimos anos da gestão FHC.
Os cartões corporativos foram criados pelo governo tucano de FHC, em 2001. Destinavam-se justamente a substituir as chamadas contas do “Tipo B”. Antes, o servidor recebia dinheiro vivo, deposita em sua conta bancária e emitia cheques pessoais à medida que realizava os gastos.
Postado por Gilberto Telmo às sexta-feira, fevereiro 01, 2008
REPERCUTINDO SOBRE A MORTE DO PRESIDENTE JOÃO GOULART
0 comentáriosApuração foi aberta por ordem do ministro da Justiça
O Procedimento antecede a abertura de um inquérito
Busca-se checar o depoimento de ex-agente uruguaio
Operação envolve a busca de informações no Uruguai
O ministro Tarso Genro (Justiça) recebeu, nesta quinta-feira (31), cópia do depoimento de Mario Neira Barreiro. Trata-se de um ex-agente do serviço secreto do Uruguai. Ele diz ter participado de uma operação que resultou no assassinato do ex-presidente brasileiro João Goulart (1918-1976). Depois de ler as declarações de Barreiro, o ministro chamou ao seu gabinete o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa. Deu-lhe uma ordem.
Tarso determinou ao mandachuva da PF que abra uma investigação formal. Trata-se de procedimento que o ministro define como “preliminar”. Nas próximas semanas, a PF se dedicará a checar detalhes do depoimento de Barreiro. Se concluir que as informações são verazes, será aberto um inquérito para apurar todas as circunstâncias que envolveram a morte de Jango, em 1976.
Para cumprir a ordem de Tarso Genro, a PF terá de realizar investigações no Uruguai, país em que Jango se exilou depois de ter sido deposto pelo golpe militar de 64. Será, nas palavras do ministro, um “trabalho discreto.” O governo brasileiro recorrerá a acordos de cooperação firmados com o país vizinho. Acordos que prevêem a troca de informação entre os aparatos policiais.
Barreiro foi interrogado pela própria PF na última quarta-feira (30). Na essência, o ex-agente uruguaio repetiu à polícia o que dissera à repórter Simone Iglesias. Disse ter participado de uma equipe batizada de “Centauro”. Sua missão era espionar Jango. Monitorou-o de 73 até o dia de sua morte.
Contou, de resto, que Jango não morreu de infarto, como registram os livros de história. Foi assassinado. Por ordem do governo brasileiro. Uma ordem que, segundo diz, foi repassada ao serviço secreto uruguaio pelo ex-delegado do Dops (Departamento de Ordem Política e Social) Sérgio Paranhos Fleury, que morreu em 1979.
Para matar Jango, segundo a versão de Barreiro, o serviço secreto do Uruguai adicionou comprimidos com ingredientes letais nos frascos de medicamentos que Jango tomava para controlar as coronárias. O ex-presidente teria ingerido um dos falsos medicamentos, fabricados com o propósito deliberado de simular um ataque cardíaco.
No depoimento à PF, colhido no presídio gaúcho de Charqueadas, onde cumpre pena por tráfico de armas, o ex-agente Barreiro recuou num ponto. Na entrevista que concedera a Simone Iglesias, publicada na edição da Folha do último domingo (27), o ex-agente uruguaio dissera que a ordem para assassinar Jango partira do então presidente Ernesto Geisel (1908-1996). À polícia, ele disse que o suposto envolvimento de Geisel decorre não de uma informação, mas de “impressão” que teve dos diálogos que manteve à época dos fatos.
A despeito de ter claudicado na versão sobre Geisel –“Pelo próprio depoimento dele se vê que essa história de que houve ordem do Geisel não tem fundamento”, diz Tarso Genro—, o depoimento do ex-agente uruguaio impressionou o ministro da Justiça. “Ele dá uma série de informações que parecem fazer sentido”, disse Tarso ao blog. “Algumas delas eu próprio testemunhei.”
O ministro conta que, ao exilar-se no Uruguai, na década de 70, passou 30 dias na fazenda de João Goulart. Deu-se em janeiro de 71. Jango era amigo do pai de Tarso, Adelmo Simas Genro. Haviam participado juntos da fundação do PTB no município gaúcho de São Borja. No convívio com ex-presidente, na fazenda uruguaia, o ministro diz ter presenciado uma rotina que condiz com o que afirma o ex-agente Barreiro.
“O Jango recebia três, quatro pessoas por dia”, rememora Tarso. “Eram compradores e vendedores de gado; brasileiros de direita, de esquerda e de centro; políticos uruguaios. A fazenda tinha uma pista de pouso. Aterrissavam lá e iam conversar com ele. O Jango não tinha nenhuma segurança. Isso ele [Barreiro] diz no depoimento. E as informações que ele passa conferem exatamente com o que eu vi e com o que eu conheço da personalidade do Jango.”
Daí a decisão do ministro de encomendar uma apuração: “Pedi para a PF fazer novas investigações preliminares, para consolidar alguns dados que constam do depoimento. Se esses dados se confirmarem, vai ser aberto o inquérito. Se não se confirmarem, não será aberto”, diz Tarso Genro.
Embora considere que o depoimento de Barreiro “tem coerência, tem lógica”, o ministro é cuidadoso ao se referir aos próximos passos da investigação: “Ele diz que foi treinado, desde os 17 anos, como agente da policia uruguaia, para cumprir determinadas tarefas. Isso é facilmente verificável. A partir dessas checagens, que envolverão outros dados, poderemos concluir que ele é um grande mentiroso e está tentando obter algum benefício penal ou que ele está falando a verdade. Se estiver falando a verdade, será aberto o inquérito.”
O suposto crime não está prescrito? “Não se trata de decidir, preliminarmente, se há ou não prescrição”, responde o ministro da Justiça. “Primeiro é preciso saber se houve ou não o delito. A partir daí é que se pode verificar se houve prescrição. Esse exame vai ser feito depois. O doutor Luiz Fernando [diretor da PF] vai designar alguém da confiança dele para conduzir a apuração preliminar. Depois, vamos verificar. Se os dados se confirmarem, definiremos como será feito o inquérito policial para averiguar se houve uma tentativa ou até o assassinato do presidente João Goulart.”
O ministro estima que a apuração preliminar da PF vai durar de 45 a 60 dias.
Postado por Gilberto Telmo às sexta-feira, fevereiro 01, 2008