A QUEM SERVE O BIG BROTHER BRASIL OU O POVÃO SOCORRENDO A GLOBO (pobrezinha!!!)





Jose Neumani Pinto

Radio Jovem Pan

Aí está a explicação para um investimento tão alto da Globo...Você tem a sensação de que o Brasil está ficando burro?

Pois eu, sim!Muito bem. Foi disso que lembrei quando, dia desses, um amigo me encaminhou um texto de autoria de Roberto Reccinella , que dizia: "Na terça-feira, dia 22/02, a Rede Globo recebeu 29 milhões de ligações votando em algum candidato para ser eliminado do Big Brother. Vamos colocar o preço da ligação do 0300 a R$ 0,30.

Então, teremos R$ 8.700.000,00. Isso mesmo! Oito milhões e setecentos mil reais que o povo brasileiro gastou só nesse paredão. Suponhamos que a Rede Globo tenha feito um contrato 'fifty to fifty' com a operadora do 0300, ou seja, ela embolsou R$ 4.350.000,00.Repito, somente em um único paredão..."

Alguém poderia ficar indignado com a Rede Globo e a operadora de telefonia ao saber que as classes menos letradas e abastadas da sociedade, que ganham mal e trabalham o ano inteiro, ajudam a pagar o prêmio do vencedor e, claro, as contas dessas empresas.

Mas o "x" da questão, caro(a) leitor(a), não é esse. É saber que paga-se para obter um entretenimento vazio, que em nada colabora para a formação e o conhecimento de quem dela desfruta; mostra só a ignorância da população, além da falta de cultura e até vocabulário básico dos participantes e, conseqüentemente, daqueles que só bebem nessa fonte.

Certa está a Rede Globo. O programa BBB dura cerca de três meses. Ou seja, o sábio público tem ainda várias chances de gastar quanto dinheiro quiser com as votações. Aliás, algo muito natural para quem gasta mais de oito milhões numa só noite! Coisa de país rico como o nosso, claro.

Nem o Unicef, quando faz o programa Criança Esperança com um forte cunho social, arrecada tanto dinheiro. Vai ver deveriam bolar um "BBB Unicef". Mas tenho dúvidas se daria audiência. Prova disso é que na Inglaterra pensou-se em fazer um Big Brother só com gente inteligente. O projeto morreu na fase inicial, de testes de audiência.

A razão? O nível das conversas diárias foi considerado muito alto ou seja, o público não se interessaria.

Programas como BBB existem no mundo inteiro, mas explodiram em terras tupiniquins.

Um país onde o cidadão vota para eliminar um bobão (ou uma bobona) qualquer, mas não lembra em quem votou na última eleição. Que simplesmente anula seu voto por não acreditar mais nos políticos deste País, mas que gasta seu escasso salário num programa que acredita de extrema utilidade para o seu desenvolvimento pessoal. Que vota numa legenda política sem jamais ter lido o programa do partido, mas que não perde um capítulo sequer do BBB para estar bem informado na hora de PAGAR pelo seu voto.

Que eleitor é esse? Depois não adianta dizer que político é ladrão, corrupto, safado, etc. Quem os colocou lá? Claro, o mesmo eleitor do BBB.

Aí, agüente a vitória de um Severino não-sei-das-quantas para Presidente da Câmara dos Deputados e a cara de pau, digo, a grande idéia dele de colocar em votação um aumento salarial absurdo a ser pago pelo contribuinte.

Mas o contribuinte não deve ligar mesmo, ele tem condições financeiras de juntar R$ 8 milhões em uma única noite para se divertir (?!?!), ao invés de comprar um livro de literatura, filosofia ou de qualquer assunto relevante para melhorar a articulação e a auto-crítica...

Chega de buscar explicações sociais, coloniais, educacionais. Chega de culpar a elite, os políticos, o Congresso. Olhemos para o nosso próprio umbigo, ou o do Brasil.

Chega de procurar desculpas quando a resposta está em nós mesmos. A Rede Globo sabe muito bem disso, os autores das músicas Egüinha Pocotó, O Bonde do Tigrão e assemelhadas sabem muito bem disso; o Gugu e o Faustão também; os gurus e xamãs da auto-ajuda idem.

Não é maldade nem desabafo não, é constatação.
Tem mais:
Não é só na audiência que a Rede Globo leva vantagem. Os lucros da Globo sobre o BBB sempre são grandes valores:
As operadoras Net e Sky já venderam 108 mil pacotes de pay-per-view do BBB. O pacote sai por R$69,90. Multiplicado por 108 mil dá R$7.549.200,00 (Sete milhões, Quinhentos e Quarenta e Nove Mil e Duzentos Reais). Numa divisão igualitária entre as três empresas, dá-se o total de R$2.516.400,00 (Dois milhões, Quinhentos e Dezesseis mil e Quatrocentos Reais). Há de vista que a Globo é acionista da Net/Sky.
Com ligações para o “paredão”, a Rede Globo leva uma boa fortuna. Em um único paredão é arrecadado R$ 8.700.000,00. Considerando um plano “meio-a-meio”, são R$ 4.350.000,00 para a Globo.
São 16 semanas, logo 16 paredões. Numa edição, a Globo fatura R$ 69.600.000,00 (sessenta e nove milhões e seiscentos mil reais só em paredão. Somado aos R$2.516.400,00 do pay-per-view dá R$ 72.116.400(setenta e dois milhões, cento e dezesseis mil e quatrocentos reais) só com pay-per-view e paredão, não estão incluídos as cotas de publicidade, que deve triplicar esse número. Levando em conta que a Globo gasta no máximo R$3 milhões com a produção do programa e o pagamento do prêmio, a arrecadação líquida da Globo gira em torno de R$69.116.400,00 (sessenta e nove milhões, cento e dezesseis mil e quatrocentos reais).
Até que a Globo ganha bem por um programa tão sem cultura assim…
Pergunta do blog: o que daria para fazer com essa dinheirama se fosse investida em programas sociais?
Pobre povo brasileiro!!! Paga para eliminar um bobão ou uma bobona e encher de dinheiro as burras da Globo que não dá nenhum retorno. Paga para espionar e se deleitar com o lixo eletrônico da pior qualidade.
Ainda falta muito para conquistar a tão propalada e sonhada cidadania!!! Está na hora de acender uma vela para espantar definitivamente as trevas da ignorância neste País. Faça a sua parte.
O Torto também é defesa da cidadania!!!

2 comentários: