TRISTEZA E COMOÇÃO EM QUIXADÁ: MORRE GUARACY FREITAS UM INCENTIVADOR DA MÚSICA E DAS ATIVIDADES CULTURAIS.

AMIGOS QUIXADAENSES

GUARACY FREITAS
 (foto reproduzida da 
REVISTA CENTRAL)
"Tu só madeira fria
sentirás toda agonia 
do silêncio do cantor"
(Frase escrita na tumba do cantor Francisco Alves)
A nossa querida Quixadá, de tantos talentos,  está mais triste hoje. Acabamos de perder nosso inspirado amigo Guaracy Freitas.
Conheci Guaracy na nossa querida e inesquecível FECLESC onde tive a honra de trabalhar ao longo de onze anos na função de professor e, eventualmente, como diretor durante quatro anos e sete meses.
Guaracy cursava história e fazia parte de um grupo de ativistas onde pontuavam Cristiano Goes, Rinaldo Rodger, Reginaldo Barbosa,  Paulo Ângelo, Socorro Holanda, João Álcimo e muitos outros. Alguns eram membros do CALHA - Centro Acadêmico da História nos tempos de muitas lutas em defesa da FECLESC, todas elas vitoriosas.
Lembro de uma passagem interessante onde ele foi protagonista. Fui procurado na sala da direção por Guaracy que me fez uma queixa sobre a rigidez do professor de economia, Valter Pinheiro. Na conversa Guaracy afirmou: "Ele está matando a gente de tanto estudar". Pedi a palavra e retorqui: "Guaracy,  já ouvi falar de alguém que ficou doido de tanto estudar. Nunca ouvi dizer que alguém morresse de estudar".
Depois de uma conversa franca com o professor, mediada por nós, tudo ficou resolvido e não tivemos que lamentar nenhum óbito, graças a Deus.
Guaracy era também um dos redatores do jornalzinho da historia, se eu não me engano, intitulado A OLHO NU que não era chapa branca, mas era por nós patrocinado, mesmo manifestando algumas divergências quanto à nossa atuação de diretor. Ainda guardamos conosco algumas edições do jornalzinho.
Acompanhei o início de sua carreira como músico. Constatei sua grande admiração pelo extraordinário Raul Seixas e seu sofrimento quando de sua prematura partida para a eternidade.
Fiquei perplexo e abalado com a notícia de seu passamento. Ele deixa a cultura de Quixadá órfã. Carente definitivamente de seu entusiasmo, de sua criatividade, de sua dedicação, de seu talento. 
Guaracy nos deixa em momento difícil para a música popular brasileira onde falsos valores, alavancados pelo mídia alienante e mercenária, se projetam sufocando muitas vezes o talento daqueles que não são bafejados pelos meios de comunicação.
Assim como seu ídolo Raul Seixas Guaracy abandona o palco prematuramente aos quarenta e cinco anos deixando como precioso legado seu amor à arte, seu idealismo e uma grande saudade.
Adeus Guaracy. Vai ao encontro do querido Freitinhas, teu pai,  de Raul e outros grandes compositores praticar tua arte e levar alegria para uma outra dimensão. Descansa em paz querido amigo. 
Parafraseando Ellis Regina: Agora você é uma estrela a cintilar nas noites escuras de nosso sertão.


No facebook, escrevemos:

QUIXADÁ PERDE, COM A PARTIDA DE GUARACY, UM DE SEUS MAIORES TALENTOS MUSICAIS. FILHO DE MILITANTE POLÍTICO, GUARACY FOI UM MILITANTE DA CAUSA SAGRADA EM DEFESA DA CULTURA DA GENTE QUIXADAENSE. DIFÍCIL DE ACREDITAR NA SUA PARTIDA PREMATURA, MAIS DIFÍCIL AINDA É SUPORTAR A SAUDADE DE SUA AUSÊNCIA. PARAFRASEANDO ELLIS REGINA PODEMOS DIZER: GUARACY AGORA VOCÊ É UMA ESTRELA A CINTILAR NO FIRMAMENTO DO SERTÃO, SERVINDO DE GUIA PARA SEUS IRMÃOS MÚSICOS. VAI EM PAZ GUARACY SE REUNIR AO NOSSO QUERIDO FREITINHAS E LEVAR ALEGRIA A OUTRA DIMENSÃO ONDE CERTAMENTE ENCONTRARÁS O IMORTAL RAUL SEIXAS PARA JUNTOS FORMAREM UM DUETO.



PARA HOMENAGEAR GUARACY FIQUEMOS AGORA COM VILLA LOBOS Bachianas nº 5 interpretada por ELIZETH CARDOSO:



SERENATA DE SCHUBERT com NANA MOUSKOURI (uma cantora grega que está comemorando seu aniversário de oitenta anos com uma turnê).



NOSSO ABRAÇO SOLIDÁRIO PARA A KÁTIA E DONA MARIA FREITAS

0 comentários: