CANTOR LOBÃO COPIA AHMADINEJAD


AMIGOS INTERNAUTAS

O cantor Lobão sai do ostracismo para copiar o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad que negou o holocausto, minimizando a ação de torturadores no nosso país. Leiam o blog de Luis Nassif e a matéria abaixo

Lobão, a Folha e a ditadura

Enviado por luisnassif, qua, 01/06/2011 - 10:03

Por Sergio Saraiva

O dia em que Fernando Barros e Silva esqueceu-se de Otavinha "Diabranda".

Da Folha


FERNANDO DE BARROS E SILVA

SÃO PAULO - Depois de ler o artigo do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, "O delírio de Persio Arida", publicado sexta-feira por esta Folha, é possível ter a nítida sensação de que o ex-chefão do DOI quis torturar Arida pela segunda vez. Vale aqui a máxima da história que se repete, como tragédia e como farsa.

No ensaio que escreveu para a revista "Piauí", o economista relata a sua prisão em 1970, no DOI paulista, e sua transferência para o Rio, semanas depois, onde foi torturado com choques e pauladas. Ulstra chefiava o DOI de SP e diz que a viagem ao Rio nunca existiu. Questiona várias passagens do texto para sustentar que Arida mentiu sobre a tortura. É este o ponto que importa.
Ustra escreveu dois livros sobre a sua versão da ditadura. Neles, não admitiu um único caso de tortura sob sua responsabilidade. A palavra de Ulstra não vale nada.
Ou é uma espécie de escárnio, de exercício vingativo da própria impunidade, um sintoma atroz da condescendência com que o país democrático tratou os torturadores, como se nada tivesse acontecido.
A desfaçatez do “herói” da ditadura encontrou um parceiro da pesada na figura do compositor Lobão. Em palestra no interior paulista, domingo, ele criticou o "excesso de vitimização" na esquerda brasileira e disse: "A gente tinha que repensar a ditadura militar. Tem que ter anistia para os caras de esquerda que sequestraram o embaixador e para os caras que torturavam, arrancavam umas unhazinhas, não? Essa foi horrível. Mas é bem isso".
Ulstra tenta apagar o registro da tortura; Lobão faz deboche com ela. A pretexto de criticar a luta armada, acaba equiparando torturado e torturador. Só falta dobrar a aposta e compor o rock "Ustra tem razão".
Nota do blog:
Maiores informações podem ser obtidas clicando nos hipertextos (links).
Sem maiores comentários

0 comentários: