O CALVÁRIO DE DAVID CAPISTRANO, HERÓI DA LUTA CONTRA A DITADURA MILITAR SANGUINÁRIA

Queridos amigos Quixadaenses:
Estamos trabalhando e pesquisando sobre David Capistrano, cearense de Boa Viagem com familiares em Quixadá. Capistrano é ainda hoje uma legenda. Nos próximos dias vamos publicar neste blog revelações sobre seu paradeiro. Até hoje os remanescentes da diatdura militar, ainda vivos e impunes, tentam ocultar informações incluindo-o em uma lista de "desaparecidos".

Vamos aqui mostrar a verdade concreta, as circunstâncias de sua prisão e os responsáveis pelo seu "desaparecimento".


Aguardem.


De imediato queremos, respeitosamente, registrar nossa solidariedade aos seus familiares, na convicção de que sejam confortados com o exemplo notável de patriotismo, de compromisso com as causas populares e a luta contra a opressão que tornam David Capistrano um dos maiores heróis nacionais e ainda herói da Resistência Francesa e da Guerra Civil Espanhola.


Quem foi David Capistrano?
David Capistrano(1913-1974)
Nome completo David Capistrano da Costa. Nasceu no Ceará. Dirigente do Partido Comunista Brasileiro - PCB. Participou do Levante de 1935, como sargento da Aeronáutica, sendo expulso das Forças Armadas e condenado, à revelia, pelo Estado Novo, a 19 anos de prisão.


Participou da Guerra Civil Espanhola como combatente das Brigadas Internacionais e da Resistência Francesa, durante a ocupação nazista.


Preso em um campo de concentração alemão, foi libertado e regressou ao Brasil em 1941. Em 1945 foi anistiado e, em 1947, eleito Deputado Estadual em Pernambuco. Entre 1958 e 1964 atuou na política pernambucana e dirigiu os jornais "A Hora" e "Folha do Povo". Com o golpe militar, entrou na clandestinidade e asilou-se na Checoslováquia, em 1971. Retornou ao Brasil em 1974, atravessando a fronteira em Uruguaiana, Rio Grande do Sul, em um taxi. David Capistrano foi seqüestrado no dia 16 de março de 1974, no percurso entre Uruguaiana e São Paulo.
Fonte:
Movimento Tortura Nunca Mais

1 comentários: