VEJA O TRACKING DA VOX POPULI E COMPARE COM O DATAFOLHA

INTERNAUTAS

Vejam os dados mais recentes do Vox Populi/IG/Band Mas, leia agora o comentário abaixo:
imagem de H. C. Paes
H. C. Paes

Bom, nada mudou, ao contrário do que diz o Datafolha. Ou melhor, indecisos oscilaram um ponto para cima, provavelmente à custa de elementos fracionários distribuídos entre os candidatos, daí a diferença ser perdida no arredondamento.

Quem está com a razão?

Em princípio, ainda não dá para dizer.

Esta Vox cobre o período de domingo a quarta. O Datafolha, só terça e quarta. É possível que o segundo, por se concentrar nos dois dias mais recentes, tenha captado uma queda muito recente da vantagem de Dilma que tenha sido amortizada, no primeiro, pelos dois dias anteriores que foram incluídos?

Possível, é, embora estes dois últimos dias não tenham sido marcados por fato relevante algum que pudessem mudar o quadro.

Hoje sairá uma Vox balizadora, mas ela se encerrou na terça e não deve lançar muita luz sobre o assunto. Teremos de esperar o rastreamento de amanhã e o IBOPE, também previsto para amanhã.

Então, vamos ao feijão com arroz:

- Vantagem de Dilma sobre a soma dos demais: 16 pontos.

- Número de eleitores que deve virar de Dilma para os rivais diariamente até a eleição para forçar o segundo turno: 980 mil votos.

O impacto do tom mais duro de Dilma e Lula, e da propaganda oposicionista mais agressiva, já foi absorvido em boa medida.

A esta altura em 2006, a vantagem de Lula sobre Alckmin era 14 pontos. A de Dilma sobre Serra é de 27 pontos. (Vale lembrar que Marina tem hoje mais votos do que a soma de Cristovam e Heloísa então.)

Próximos marcos da campanha: a segunda 27 e a quarta 29.

Hoje ainda não se registraram ainda pesquisas nacionais. Ou seja, após o IBOPE, a Vox reinará até terça-feira, possivelmente quarta.

Aguardemos.

0 comentários: